Perdendo audiência, realities culinários “flopam” na TV aberta

Novos formatos de Globo e SBT não conseguem atrair o público e Masterchef vê temporada com antigos participantes despencar em audiência

Victor Pollak/TV Globo/DivulgaçãoVictor Pollak/TV Globo/Divulgação

atualizado 19/11/2019 13:57

Junto da nova temporada de Masterchef, que conta com o retorno de antigos competidores, dois novos realities culinários chegaram à televisão neste ano: Mestre do Sabor, comandado por Claude Troisgros na Globo, e Famílias Frente a Frente, no SBT. Apostas, os dois programas não emplacaram boas audiências e até mesmo o programa da Band despencou no Ibope em 2019. 

Estreando sua 11ª temporada, o Masterchef retornou às noites de terça-feira, após ter sua pior audiência entre todas as edições, quando passou a ser transmitido aos domingos e teve média de 3,6 pontos. Mesmo assim, o reality comandado por Ana Paula Padrão não consegue passar dos 3,5 pontos na Grande São Paulo. O programa já teve média de 10,5 pontos no auge e chegou a liderar o Ibope. 

Enquanto a queda do Masterchef pode ter relação com o número excessivo de temporadas, a disputa gastronômica da Globo tem atraído baixo público em sua primeira edição. Substituto do The Voice na programação de quinta, Mestre do Sabor tem a pior audiência entre os programas exibidos após a Dona do Pedaço. A atração tem média de 18,8 pontos, pior do que a da Tela Quente, a série Segunda Chamada, o futebol nas quartas, Globo Repórter e até mesmo que o Zorra, nos sábados.  

No ar desde 10 de outubro, o programa do chef Claude, chegou a sua pior audiência na última quinta-feira (14/11/2019), quando teve apenas 17 pontos de Ibope. A disputa culinária tem oscilado entre 18,5 e 20,2 pontos desde a estreia. Quando comparado ao seu antecessor, o quadro parece ainda mais flopado: The Voice terminou com uma média de 25,1 pontos.

Já no SBT, o Famílias Frente a Frente estreou dentro da média do horário nas sextas da emissora, com uma média de 7,8 pontos. Assim como aconteceu na Globo, a disputa apresentada por Tiago Abravanel foi perdendo público e chegou a 6,5 pontos.

Últimas notícias