MG4: Globo inaugura gigantesco complexo de estúdios no Rio de Janeiro
O projeto custou R$ 200 milhões e demorou cinco anos para sair do papel. A novela Amor de Mãe será a primeira produção a ser gravada por lá
atualizado

Rio de Janeiro – Uma celebração do infinito e suas possibilidades, que envolvem inovação, talento e criatividade. Essa foi a grande mensagem passada por algumas das personalidades mais proeminentes da Rede Globo na inauguração do Módulo de Gravação 4 (MG4), ocorrida nesta quinta-feira (08/08/2019), nos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Com isso, a emissora passa a dispor do que há de mais moderno e avançado na indústria audiovisual para aproximar sua dramaturgia das grandes produções internacionais.
O complexo, de 26 mil metros quadrados, compreende três novos estúdios, amplas áreas de produção e armazenagem, e levou cinco anos para ser executado desde sua idealização, a um custo total de R$ 200 milhões. Com isso, a emissora amplia sua capacidade de produção de novelas, séries, minisséries, reality shows e programas de humor e variedades.

Angélica e Luciano Huck são casados Reginaldo Teixeira/TV Globo/Divulgação

Bruno Cabrerizo, Rodrigo Simas e Mohamed Harfouch: trio de Órfãos da Terra Reginaldo Teixeira/TV Globo/Divulgação

Dira Paes, Helena Fernandes e Suzana Pires Reginaldo Teixeira/TV Globo/Divulgação

Marcello Novaes e o filho, Pedro Paulo Belote/TV Globo/Divulgação

Juliana Paes teve uma folga nas gravações de A Dona do Pedaço e compareceu ao evento Paulo Belote/TV Globo/Divulgação

Klebber Toledo e Camila Queiroz Paulo Belote/TV Globo/Divulgação

Murilo Benício, Vladimir Brichta e Juliana Cazarré Reginaldo Teixeira/TV Globo/Divulgação

Paolla Oliveira, a Vivi de A Dona do Pedaço Paulo Belote/TV Globo/Divulgação

Pedro Bial foi um dos apresentadores Estevam Avelar/TV Globo/Divulgação

Tony Ramos e Lidiane Barbosa
Filhos de Roberto Marinho, criador da emissora e falecido em 2003, Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho inauguraram o MG4 ao soltarem um laço de fita, sendo recepcionados dentro do espaço pela atriz Adriana Esteves, que entrou uma claquete simbolizando o início das gravações.
Show com Caetano Veloso e filhos
Marcaram presença na festa de inauguração do MG4 diversas personalidades da Rede Globo. Entre elas, atores como Tony Ramos, Gloria Pires, Edson Celulari, Fernanda Montenegro, Murilo Benício, Carolina Dieckmann, Sérgio Guizé, Juliana Paes, Cauã Reymond, Regina Duarte, Thiago Fragoso, Vanessa Giácomo, Renata Sorrah e Isis Valverde, e apresentadores, como Pedro Bial, Angélica, Luciano Huck, Marcio Garcia e Zeca Camargo.
“Tudo aqui foi feito por pessoas para pessoas. O MG4 abre uma nova era para todos nós que vivemos da nossa arte”, disse Fernanda Montenegro. “As novas instalações são o que há de melhor na indústria audiovisual no mundo, com a expertise da Globo”, declarou Pedro Bial.

Inauguração DO MG4 João Miguel Junior/TV Globo/Divulgação

Adriana Esteves, João Roberto Marinho , Roberto Irineu Marinho e Jose Roberto Marinho: claquete simbólica para marcar o início das gravações Estevam Avelar/TV Globo/Divulgação

Caetano, Moreno, Zeca e Tom Reginaldo Teixeira/TV Globo/Divulgação

Fernanda Montenegro discursou e fez brinde Estevam Avelar/TV Globo/Divulgação

João Roberto Marinho , Roberto Irineu Marinho e José Roberto Marinho inauguram o MG4 João Miguel Junior/TV Globo/Divulgação
Foi anunciado que a primeira produção a ser feita nos novos estúdios será a novela Amor de Mãe, que deverá começar a ser gravada a partir de outubro de 2019. Em seguida, todos puderam acompanhar um show de Caetano Veloso, que estava acompanhado de seus filhos, Moreno, Zeca e Tom. Um DJ também animou o evento com um repertório bastante eclético, para agradar a todos.
Complexo totalmente sustentável
Em uma demonstração de alinhamento com a sustentabilidade, a Globo construiu o MG4 de forma que 100% da energia tenham origem em fontes renováveis. O complexo possui telhado verde, iluminação inteiramente em LED e aproveitamento total da energia solar. A água da chuva é captada, tratada e utilizada, e cerca de 14 mil mudas de árvores foram plantadas nas proximidades.
Com a inauguração do MG4, os Estúdios Globo passam a contar com uma área total de 1,73 milhão de metros quadrados, 13 estúdios de gravação e cerca de 15 mil funcionários circulando diariamente pelo complexo da emissora.