metropoles.com

Globo é processada por ausência de atores negros em Segundo Sol

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) iniciou o processo com o objetivo de inserir representatividade na TV

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Globo
Segundo Sol
1 de 1 Segundo Sol - Foto: Divulgação/Globo

Com a má repercussão acerca do elenco majoritariamente branco de Segundo Sol, novela das 21h da TV Globo, uma ação judicial foi iniciada a fim de mexer na trama de João Emanuel Carneiro. A novela se passa em cenário baiano, onde 76% da população é autodeclarada preta ou parda.

De acordo com a Veja, a iniciativa do processo contra a emissora carioca partiu da União de Negros pela Igualdade (Unegro). A entidade atua há 30 anos contra discriminação racial e exige a participação de negros na televisão.

0

“A novela tem tudo da Bahia, menos os negros. Vamos ver até quando a Globo vai querer sustentar uma Bahia branca”, observa a socióloga Ângela Guimarães, presidente da Unegro, segundo a publicação. A representante é filiada do PCdoB e também é chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho do estado.

No âmbito televisivo, Ângela declara: “A gente não vê os cerca de 54% de população negra do país refletidos nos apresentadores de telejornais, nos repórteres, nos personagens das novelas”. Ainda sobre Segundo Sol, a ativista informa que a ação judicial exige que a novela tenha 80% de seu elenco composto por atores negros.

“Quando for no sul do país, a gente aceita ser 12%, 15%, 20%. Mas, sendo na Bahia, em Salvador, onde cada poro da cidade respira a herança africana, desejamos ser 80%, que é quanto nós somos aqui”, explica. Além disso, Ângela informa que a primeira audiência pública sobre o caso ocorreu na segunda-feira (21/5), na Bahia. A Unegro foi recebida pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Arquivo Pessoal
Ângela Guimarães é presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), responsável pela iniciativa contra a TV Globo

O outro lado

Em meio à polêmica, iniciada antes mesmo de a trama estrear, a Globo prestou esclarecimentos em nota:

“Estamos atentos, ouvindo e acompanhando esses comentários, seguros de que ainda temos muita história pela frente. Foi colocado que, de fato, ainda temos uma representatividade menor do que gostaríamos e vamos trabalhar para evoluir com essa questão”

Além disso, o próprio elenco do folhetim se reuniu, no dia 2 de maio, com a cúpula da emissora a fim de questionar a ausência de representatividade na novela. Apesar disso tudo, nomes como Taís Araújo e Camila Pitanga foram sugeridos para a escalação. Porém, a esposa de Lázaro Ramos está ocupada com Mister Brau, e Pitanga ainda não tem capacidade de voltar à TV após a morte de Domingos Montagner em Velho Chico (2016)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações