Evereste: fotos mostram vítimas reais da tragédia retratada no filme

Filme da Sessão da Tarde reconstrói tragédia real, na qual oito alpinistas morreram tentando chegar ao topo do pico mais alto do mundo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação
Imagem colorida do filme Evereste - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do filme Evereste - Metrópoles - Foto: Divulgação

Neve, frio extremo, desespero e mortes. O filme Evereste, que vai ao ar na sessão da tarde desta terça-feira (26/5), reconstrói uma tragédia real: a expedição de 10 e 11 de maio de 1996, quando oito alpinistas morreram tentando chegar ao topo do pico mais alto do mundo, a 8.848 metros de altitude, na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre China e Nepal.

A escalada ao Everest já é, por si só, uma das aventuras mais perigosas que existem. Ela acontece apenas em algumas semanas por ano, durante a chamada temporada de escalada, e exige disciplina rígida — incluindo respeitar o horário de retorno, mesmo que isso signifique não chegar ao topo.

Evereste: fotos mostram vítimas reais da tragédia retratada no filme - destaque galeria
7 imagens
Scott Fischer morreu na tragédia
Rob Hall
O filme Evereste foi lançado em 2015 e dirigido por Baltasar Kormákur
O longa foi lançado em 2015
O filme é baseado em uma história real
Memorial em homenagem a Scott Fischer
1 de 7

Memorial em homenagem a Scott Fischer

Scott Fischer morreu na tragédia
2 de 7

Scott Fischer morreu na tragédia

Reprodução/Wikipedia
Rob Hall
3 de 7

Rob Hall

Reprodução/Wikipedia
O filme Evereste foi lançado em 2015 e dirigido por Baltasar Kormákur
4 de 7

O filme Evereste foi lançado em 2015 e dirigido por Baltasar Kormákur

O longa foi lançado em 2015
5 de 7

O longa foi lançado em 2015

Divulgação
O filme é baseado em uma história real
6 de 7

O filme é baseado em uma história real

Divulgação
Rob Hall morreu na subida ao Everest
7 de 7

Rob Hall morreu na subida ao Everest

Reprodução/Adventure Consultants

Em 1996, esse limite foi ignorado. Especialistas apontam que uma sequência de erros atrasou demais a chegada dos alpinistas ao cume. Quando a nevasca surpreendeu os grupos na descida, não havia mais como escapar. A maioria morreu congelada.

As vítimas faziam parte de duas expedições comerciais, cada uma com um líder, dois guias e oito clientes pagantes. O duelo entre os líderes Rob Hall, da Adventure Consultants (Jason Clarke), e Scott Fischer, da Mountain Madness (Jake Gyllenhaal), é apontado como um dos fatores da tragédia. Isso porque nenhum dos dois quis ser o primeiro a recuar. Ambos morreram na tragédia. 

A expedição de Hall foi a mais destruída. Um dos casos mais marcantes foi o do carteiro Doug Hansen (John Hawkes), que queria provar que um homem comum conseguia escalar o Everest. Chegou por último ao topo, precisou ser resgatado por Hall e depois pelo guia Andy Harris (Martin Henderson). Nenhum dos três sobreviveu.

O filme também mostra o caso de Beck Weathers (Josh Brolin), que chegou a ser dado como morto e conseguiu voltar. Ao contrário da alpinista japonesa Yasuko Namba (Naoko Mori), experiente como ele, que não resistiu.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações