Éramos Seis: fique por dentro da próxima novela global das 18h

Folhetim será estrelado por Gloria Pires e Antonio Calloni, e vai contar a história de uma família paulistana entre os anos 1920 e 1940

Raquel Cunha/TV Globo/DivulgaçãoRaquel Cunha/TV Globo/Divulgação

atualizado 23/08/2019 14:11

O que dizer de um clássico como Éramos Seis? Afinal a próxima novela das 18h da Rede Globo, com estreia prevista para outubro, é inspirada no romance de Maria José Dupré, que foi lançado em 1943 e apenas dois anos depois já era levado às telonas como filme na Argentina. Uma história tão rica e cativante, que posteriormente deu origem a nada menos que quatro telenovelas, produzidas em 1958 pela RecordTV, em 1967 e 1977 pela TV Tupi, e em 1994 pelo SBT. Desta vez, a Globo fará sua versão.

Uma história, três períodos

A trama de Éramos Seis é dividida em três fases – as décadas de 1920, 1930 e 1940 – e vai apresentar a história da família Lemos, cuja matriarca, Lola (Gloria Pires), não mede esforços para mantê-la unida, apesar das dificuldades sociais e econômicas que agitam todo o mundo na primeira metade do século 20. A mulher e seu marido, Júlio (Antonio Calloni), sonham com a casa própria e se esforçam para pagar o financiamento do imóvel, localizado na Avenida Angélica, em São Paulo. Embora unido pelo amor, o casal tem sonhos diferentes. Enquanto a esposa enxerga esse lar como a alma da família, o marido é movido por uma grande ambição: quer ficar rico.

Os quatro herdeiros do casal

Lola e Júlio têm quatro filhos. Carlos (Xande Valois/Danilo Mesquita) é o primogênito e mais responsável. Extremamente educado, é prestativo, bom aluno e motivo de orgulho para os pais. Alfredo (Pedro Sol/Nicolas Prattes) é o oposto de Carlos. Além de ir mal na escola, é quase sempre o centro das confusões em casa e com os vizinhos, e tem raiva da perfeição do irmão, com quem vive em pé de guerra. Isabel (Maju Lima/Giullia Buscacio) é determinada e independente. Por ser a única mulher, é a queridinha do pai, que sempre procura fazer suas vontades. Por fim, Julinho (Davi de Oliveira/André Luiz Frambach), o mais novo. Carinhoso com todos, principalmente com a mãe, desde a infância demonstra grande habilidade para lidar com dinheiro.

Lola é responsável pela educação dos quatro e pela ordem da casa, onde conta com a ajuda de Durvalina (Virgínia Rosa). Contudo, ela também tem amizades na vizinhança, que a ajudam a superar pequenas dificuldades no dia a dia. Afonso (Cássio Gabus Mendes) é um exemplo disso. Dono do armazém, eventualmente vende fiado seus produtos para ela. Ele é casado com Shirley (Barbara Reis), uma mulher amargurada por conta de acontecimentos de seu passado e que é mãe de Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo), criada por Afonso como filha. Carlos é apaixonado pela
garota, e se Lola e Afonso acham graça do primeiro romance do primogênito, Shirley se incomoda e faz o que pode para que os jovens não fiquem juntos.

Abertura da versão do SBT, em 1994

A vizinha fofoqueira

Além de Afonso, Lola conta, ainda, com a parceria de Genu (Kelzy Ecard), sua vizinha. Sempre atenta a todos os acontecimentos do bairro e seus moradores, ela é esposa de Virgulino (Kiko Mascarenhas) e mantém o marido em rédea curta. Eles são pais de Lúcio (Arthur Gama/Jhona Burjack) e Lili (Bruna Negendank/Triz Pariz), amigos dos filhos de Lola e Júlio desde a infância. Embora Genu adore uma fofoca, demonstra um carinho verdadeiro pela matriarca dos Lemos.

Enquanto Lola segura as pontas no dia a dia da Avenida Angélica, Júlio, como era comum na época, é o principal responsável pelo provento que mantém as contas pagas. Ele trabalha em uma loja  de tecidos e passa o dia fora. Esforça-se bastante para receber mensalmente seu ordenado e tem a ambição de ser promovido por Assad (Werner Schünemann), proprietário da loja.

Éramos Seis é escrita por Angela Chaves e baseada na novela original de Silvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, livremente inspirada no livro de Maria José Dupré. Com direção artística de Carlos Araújo, a obra conta ainda no elenco com Ricardo Pereira, Eduardo Sterblitch, Walderez de Barros, Susana Vieira e Ellen Rocche, entre outros.

Últimas notícias