*
 

Amália (Marina Ruy Barbosa) suportou desafios e humilhações enormes para estar ao lado de Afonso (Rômulo Estrela). Guerreira, foi capaz até mesmo de perdoá-lo por ter tomado a decisão de se casar com Catarina (Bruna Marquezine), para que obtivesse um empréstimo do Conselho da Cália capaz de aliviar a gigantesca crise financeira em que Montemor se encontrava.

Doeu e foi necessário engolir o orgulho, mas a ruiva fez isso e continuou se encontrando às escondidas com o rei. Entretanto, para tudo há limite. E o de Amália é o anúncio de que a malvada rainha de Artena está esperando um filho de Afonso.

Na verdade, trata-se de um golpe de Catarina, que já estava grávida de Otávio (Alexandre Borges) e conseguiu dormir ao lado de Afonso – graças a uma feitiçaria de Brice (Bia Arantes) –, criando uma situação na qual, aparentemente, ele seria o pai do bebê.

Quando surge pelos corredores do castelo a história de que Catarina está grávida – pois Lucíola (Carolina Ferman), dama de companhia da vilã, trata de espalhar a notícia na cozinha –, Diana (Fernanda Nobre) escuta e fica chocada, revelando tudo para Constância (Débora Oliveiri) e Tiago (Vinícius Redd).

Sem alternativa e achando melhor contarem tudo antes que alguém o faça, a mãe e o irmão de Amália a procuram para dizer que Catarina terá um herdeiro de Afonso. São as palavras mais duras que a ruiva já teve de ouvir na vida, e a deixam completamente transtornada, a ponto de quase enlouquecer.

Pouco depois, o próprio Afonso aparece para conversar com Amália. Ele argumenta que não se lembra do que aconteceu e diz à amada que nada irá mudar entre eles. No entanto, a ruiva não consegue perdoar o rei, pois esperava ser a mãe dos filhos dele. Assim, toma a difícil decisão de terminar o relacionamento com o monarca, grande amor de sua vida.

As cenas que vão mostrar Amália descobrindo a gravidez de Catarina vão ao ar a partir de quinta-feira, dia 5 de julho.