Crítica: 4º ano de Stranger Things troca inocência pela agressividade

A 1ª parte da 4ª temporada estreia na Netflix em 27 de maio, enquanto a segunda parte chega no streaming apenas em 1º de julho

atualizado 26/05/2022 15:55

Quarta tempora de Stranger ThingsDivulgação/ Netflix

Você pode até não gostar, mas já ouviu falar na série Stranger Things, um dos maiores sucessos de audiência da Netflix. E é focando em uma trama cheia de mistério, drama, romance e até comédia que os irmãos Duffer, criadores e diretores da produção, conseguiram, ao longo dessas quatro temporadas, conquistar o público de todas as idades. Um outro detalhe, no entanto, ganha o coraçãozinho dos telespectadores: a relação do grupo infantil de Hawkins, encabeçado pela amada Eleven (Millie Bobby Brown), que se mete em aventuras nada comuns para pré-adolescentes.

Para quem se prende nessa trama apaixonante de Eleven, Mike, Will, Dustin, Lucas e Max, nós temos uma péssima notícia. A terceira temporada de Stranger Things estreou na Netflix em 4 de julho de 2019. Enquanto isso, o quarto ano chega ao streaming, nesta sexta-feira (27/5), quase três anos depois. Ou seja: não existem mais crianças. Millie Bobby Brown, por exemplo, tinha apenas 13 anos quando a série lançou, em 2016. Agora, a jovem adulta tem 18 anos.

Esse impacto é sentido logo de cara, bem no começo da série: “Onde estão as minhas crianças de Hawkins?”. Essa, inclusive, era uma preocupação dos Irmãos Duffer, que, em entrevista, afirmaram que se preocupavam com a demora para lançar uma nova temporada por conta do crescimento das crianças. Spoiler: o Dustin não é mais fofo, é, de fato, um adolescente normal — e isso é triste de admitir!

É um fato que a quarta temporada da série corta completamente as relações com o público infantil. Além de não termos mais o núcleo infantil, um ano de Stranger Things nunca foi tão agressivo, sangrento e cheio de drama como este. Pondera-se que, em certos momentos, os diretores da trama até pesam a mão para uma produção com faixa etária de 16 anos no Brasil.

4ª temporada de Stranger Things será “a mais longa e intensa de todas”

Mas, como costumam fazer em todas as temporadas, os Irmãos Duffer cumprem o que prometem. Mesmo antes do lançamento, eles avisaram que o quarto ano seria focado, principalmente, em explicar aos fãs o que é o Mundo Invertido de Stranger Things. Como esta crítica não vai entregar spoilers, nós adiantamos: acredite, você terminará a trama entendendo mais do que gostaria sobre o “multiverso da loucura” de Hawkins.

A vontade de explicar a saga do Mundo Invertido, inclusive, também fez com que os responsáveis pela série deixassem episódios longos demais. Para os mais impacientes, esse detalhe pode incomodar. A Netflix já adiantou que o último episódio da quarta temporada será o maior episódio da série desde o seu lançamento: o capítulo terá quase 2 horas e 30 minutos.

O sétimo episódio terá 1 hora e 38 minutos, o oitavo cerca de 1 hora e 25 minutos e o nono, quase 2 horas e 30 minutos. No total, a temporada totalizará cerca de 13 horas de exibição, a maior até aqui.

Onde está Hopper?

Com o fim da terceira temporada, um buraco tomou conta do coração dos fãs de Stranger Things: onde está o amado xerife Jim Hopper (David Harbour)? A Netflix já havia adiantando que o pai postiço de Eleven não morreu por conta dos posteres oficiais dos personagens — um deles mostrava o galante Hopper, careca e sem seu conhecido bigode.

0

O tema virou assunto entre os fãs, que comemoraram o retorno do amado de Joyce Byers (Winona Ryder). Lembrando que seguimos a premissa de não dar spoilers, deixamos claro que Hopper está, de fato, mais do que vivo. A temporada explicará um passo a passo do que aconteceu com o xerife.

Após toda essa análise — sem spoilers! — da nova temporada de Stranger Things, esclarecemos que, apesar dos pesares, a primeira parte da quarta temporada da trama não deixa a desejar. Tudo será muito bem explicado, detalhe por detalhe, e vamos terminar a sequência de episódios apaixonados pelas novas versões dos nossos meninos adolescentes, vivendo problemas escolares, amorosos e enfrentando o Mundo Inverso enquanto lidam com impasses de um jovem normal.

A primeira parte da quarta temporada de Stranger Things estreia na Netflix em 27 de maio, enquanto a segunda parte chega no streaming apenas em 1º de julho. A quinta e última temporada ainda não tem data de estreia confirmada.

Avaliação: Excelente

Mais lidas
Últimas notícias