Um elemento essencial em filmes e novelas é a trilha sonora, responsável por garantir o drama e a emoção do momento. Compor e produzir as faixas das produções audiovisuais é a especialidade do mineiro Daniel Figueiredo, que, entre outros títulos, assina as músicas do sucesso multiplataforma “Dez Mandamentos”, da Record.

O compositor é responsável por mais de 50 temas em aberturas de novelas. A primeira delas foi “Prova de Amor” (2005), também da emissora de Edir Macedo. “A gente cria os temas em parceria com o diretor, para o lançamento do programa e, à medida que recebo os capítulos, outras músicas vão surgindo”, explica.

São cerca de 20 canções para os personagens em uma novela. Além disso, existem os temas instrumentais permeando a trama. “As composições e construções das músicas são minhas. Eu comecei fazendo produção de artistas, mas depois me apaixonei pelo ramo de trilhas sonoras”, revela Daniel.

Com participações em “Ribeirão do Tempo” (2011), “Vidas em Jogo” (2011) e “O Rico e Lázaro” (2016), o músico diz que os trabalhos para as novelas bíblicas são os mais difíceis. “O produto se assemelha muito com o cinema. Praticamente todas as canções são originais, instrumentais e com um grau de dificuldade maior”.

Desde 2005 na Rede Record, Daniel foi o único produtor musical em todas as novelas do diretor Alexandre Avancini. Em 2016, o profissional entrou no Rank Brasil como o compositor com mais temas em uma novela. Foram 172 músicas tocadas em “Os Dez Mandamentos”.