Conheça Cidade dos Mortos, série da Netflix sobre pandemia que é sucesso

A produção, lançada em 8 de outubro, não sai da lista de mais vistas do serviço de streaming

atualizado 16/10/2020 19:25

Netflix/Divulgação

Há algumas coincidências que acabam por ajudar uma série a fazer sucesso ou fracassar. Cidade dos Mortos, lançada em 8 de outubro na Netflix, aproveitou o momento e se deu bem: a série, que segue no no TOP 10 do serviço de streaming, fala sobre um vírus respiratório que começa a matar as pessoas e causar pânico na sociedade.

Apesar de ser tão parecido, a trama não trata da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Na verdade, a produção russa foi feita em 2019 e disponibilizada pela Netflix neste ano, em meio à pandemia.

Em Cidade dos Mortos, o público acompanha três famílias que, a despeito de rivalidades e inimizades, precisam se unir para tentar escapar do vírus. A infecção desconhecida é quase sempre fatal, criando um rastro de mortes por onde passa – curiosamente atinge as vias respiratórias, causando tosse e sintomas de um resfriado…

A narrativa de Cidade dos Mortos, ao longo dos oito episódios da primeira temporada, segue o formato das clássicas produções de zumbi – que, quase sempre, são pandemias causadas por um vírus. A diferença é que a infecção é passada pelo ar, tendo o isolamento e a lavagem das mãos como principais fontes de prevenção. Sim, as semelhanças com a atualidade são assustadoramente presentes.

O panorama da epidemia, então, acaba sendo o menos assustador. Afinal, as crises entre os “saudáveis” e a forma como os seres humanos agem diante da situação viram o grande tema de Cidade dos Mortos: os conflitos, a disputa de poder, a corrupção, tudo isso se mistura no enredo.

Mesmo que, por algumas vezes, os episódios soem repetitivos, tendo sempre algo atravancando o avanço do grupo, Cidade dos Mortos é um sucesso justificável. Acerta no timing, tem bom conexão entre os episódios e atua em um nicho já consagrado no entretenimento.

2ª temporada

Apesar do sucesso na Netflix, ainda não é certo que Cidade dos Mortos terá uma segunda temporada. Isso porque a produção russa, lançada originalmente em 2019, ainda não foi renovada. Mesmo que o serviço de streaming opte por dar continuidade, as gravações andariam em ritmo mais lento, por causa da pandemia real de Covid-19.

A série pode ter o mesmo destino de La Casa de Papel, que, após bombar na audiência, foi comprada pela Netflix, que assumiu a produção.

Últimas notícias