metropoles.com

Atriz Hilda Rebello, mãe de Jorge Fernando, morre aos 95 anos

O diretor da Globo morreu há dois meses e, depois disso, a mãe ficou bastante abalada e foi internada

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Haja Coração
1 de 1 Haja Coração - Foto: Divulgação

A atriz Hilda Rebello morreu, aos 95 anos, neste domingo (29/12/2019). A informação foi divulgada no perfil oficial do ex-diretor de TV Jorge Fernando, no Twitter. Ela estava internada no CTI do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, com quadro de infecção respiratória.

A artista era mãe de Jorge Fernando, que também morreu em outubro deste ano, aos 64 anos. “Corre para os braços do filho querido Jorge Fernando”, destacou o comunicado, na manhã deste domingo.

Ao falar sobre a internação de Dona Hilda, a família da atriz escreveu recentemente: “Desde a partida do seu filho Jorge Fernando, tem sido difícil se manter forte e, agora, aos 95 anos, precisa reverter um quadro complicado de infecção respiratória. Vamos vibrar por ela, que é tão iluminada”.

 

Trajetória

Hilda Rebello sempre sonhou em ser atriz, mas, ao 18 anos, quando contou o desejo para a família, apanhou do pai, que a proibiu de seguir na carreira. No entanto, em 1989, ela estreou em novelas, guiada pelo filho.

0

A estreia na Globo foi em Que Rei Sou Eu, depois, a mãe de Jorge Fernando participou de Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995), Chocolate com Pimenta (2003), Alma Gêmea (2005), Tititi (2010) e Guerra dos Sexos (2012) – Dona Hilda ainda fez participações em Alto Astral (2015) e Haja Coração (2016).

No cinema, a atriz integrou o elenco de Menino Maluquinho (1995), Sexo, Amor e Traição (2004), Irma Vap – O Retorno (2006) e A Guerra dos Rocha (2008).

Em Guerra dos Sexos (2012), Hilda Rebello contracenou ao lado de Jorge Fernando. Ela vivia uma guarda de trânsito – de tanto apitar, virou meme nas redes sociais. Na cena, o filho aproveitou para brincar com a mãe.

“Para com esse negócio de apito, mãe. Para de ficar apitando o dia inteiro”, dizia ele, recebendo uma negativa de Hilda. O diretor então se virava para a câmera e simplesmente falava: “Mamãe”.

A dor da despedida

Dona Hilda Rebello foi uma das figuras mais procuradas na ocasião da morte de Jorge Fernando, em outubro de 2019. Já debilitada, a atriz recebeu abraços de consolo de diversos colegas da Rede Globo.

ANDRé MELO ANDRADE/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Ela estava internada no Rio de Janeiro

Uma das cenas mais comoventes veio da atriz Marieta Severo. Ela se ajoelhou para conversar com a mãe de Jorge Fernando, que estava profundamente emocionada.

Na ocasião, Maria Carol, sobrinha do diretor, revelou à imprensa que dona Hilda estava devastada com a notícia da morte do filho.

“Não tem lei nem regra [que preveja] uma mãe perder o filho aos 95 anos”, apontou.

O velório e a cremação do corpo de Dona Hilda, ainda de acordo com a nota divulgada no perfil do ex-diretor, vão acontecer nesta segunda-feira (30/12/2019), às 13h30, na Capela 1 do Crematório da Penitência.

Compartilhar notícia