metropoles.com

O que a ida de Shonda Rhimes revela sobre a estratégia da Netflix

Com a contratação da produtora de “Grey’s Anatomy”, canal de streaming amplia um “elenco” que já conta com Martin Scorsese e os irmãos Coen

atualizado

Compartilhar notícia

Leon Bennett/Getty Images for Essence
shonda rhimes Essence Black Women In Hollywood Awards – Red Carpet
1 de 1 shonda rhimes Essence Black Women In Hollywood Awards – Red Carpet - Foto: Leon Bennett/Getty Images for Essence

A Netflix deu um passo adiante na posição de mídia dominante no mercado de entretenimento ao contratar Shonda Rhimes, de “Grey’s Anatomy”, “Scandal” e “How To Get Away With Murder”. Em 2016, a plataforma superou qualquer outro canal (de rede aberta ou a cabo) em quantidade de séries e filmes originais. Parte dessa quebra de paradigma se deve à força do streaming em atrair mentes criativas do cinema e da televisão tradicional.

Além de Shonda Rhimes, quais outros artistas famosos se associaram à Netflix? De Will Smith e Brad Pitt, astros de Hollywood, a cineastas como David Fincher, Martin Scorsese e os irmãos Ethan e Joel Coen. Veja na galeria abaixo.

0

 

O quanto a supremacia da Netflix merece uma profunda relativização – o catálogo de originais de certa maneira estrangula a escolha do público, tal qual faz a TV fechada – mereceria artigo à parte. A estrutura formulaica de várias séries, nutridas por temas do momento (nostalgia, suicídio, anorexia, política, etc), também rende análise oportuna.

Um fato inegável é como o streaming gerou um ambiente favorável e, ao que parece, saudável para que cineastas, roteiristas e produtores de séries emplaquem ideias que teriam vida mais difícil em mídias tradicionais.

A Netflix se vende como uma empresa que faz apostas e topa mostrá-las para o público, com quem a comunicação via redes sociais costuma ser franca e despojada. Por outro lado, é uma TV guiada por estudos profundos sobre os interesses do público – vale lembrar que “House of Cards” foi “gerada” por algoritmo.

O melhor exemplo dessa lógica foi visto no cancelamento de “Sense8”, série que dava prejuízos, mas tinha base de fãs apaixonados. Após semanas de repercussão na internet, a Netflix anunciou a produção de um especial de duas horas para dar um fim digno ao programa.

Compartilhar notícia