Saiba quem é Nina Hagen, cantora escolhida por Merkel em sua despedida

A chanceler alemã ficou 16 anos no poder e, na cerimônia de despedida, pediu que a banda militar tocasse clássico punk alemão dos anos 1980

atualizado 08/12/2021 14:35

Nina HagenGettyImages

Em sua despedia do cargo de chanceler federal da Alemanha que ocupou por 16 anos, Angela Merkel separou uma coletânea musical para ser apresentada pela banda militar presente no evento. Entre elas, estava um clássico punk dos anos 1970 que se destacou na voz da cantora Nina Hagen.

0

A canção escolhida foi “Du hast den Farbfilm vergessen” [Você Esqueceu o Filme Colorido, em tradução literal do alemão] e, de acordo com o jornal estadunidense, The New York Times, Merkel afirmou que a música a faz lembrar se sua adolescência.

“Essa música foi um ponto alto da minha juventude, que, como todos sabem, aconteceu na República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), e, de fato, (a letra) se passa em uma região que era no meu antigo distrito eleitoral”, disse.

Nina Hagen

Com nome Catharina Hagen, a cantora nasceu em Berlim Leste no dia 11 de março de 1955. Na época, o país era divido pelo Muro de Berlim que o dividia entre Oriental e Ocidental. A artista ficou amplamente conhecida por suas atuações e extravagâncias vocais. Além de ter feito participações como atriz em alguns filmes.

Depois de atravessar o muro de Berlim com sua família em meados de 1970, Nina conseguiu um contrato na Alemanha Ocidental com a seção alemã da CBS em 1976 e em 1977 já se encontrava em Londres, no auge da cultura punk, e conheceu figuras como Johnny Rotten, Siouxsie And The Banshees, The Slits, e Lene Lovich.

Após conquistar algum sucesso na Europa Ocidental, a cantora foi aos Estados Unidos e conheceu Giorgio Moroder, produtor da gravadora CBS. Moroder produziu 3 discos de Nina no início da década de 1980.

Em 1985, no auge de sua carreira, Nina veio ao Rio de Janeiro e participou da primeira edição do Rock In Rio, onde chamou muito a atenção da mídia brasileira. Fez amizades dentro do meio artístico brasileiro, desde Elba Ramalho a Supla.

Nina Hagen e Supla

A cantora foi uma das mais famosas da Alemanha nos anos 1980 e também chegou a fazer sucesso em terras brasileiras. Em 1985, quando o punk e o rock se dissipavam no Brasil, a artista gravou a música Garota de Berlim, com o cantor Supla.

Símbolo do punk nacional, Supla gravou a música com a cantora quando Hagen ainda estava em sua antiga banda, a Tokyo. Uma regravação do clipe da música postada pelo cantor em seu canal no YouTube, a música já reúne mais 685 mil visualizações.

Veja o clipe de Garota de Berlim com Nina e Supla:

Veja a música escolhida por Merkel em sua despedida do cargo de chanceler:

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoleshttps://t.me/metropolesfamosos

Mais lidas
Últimas notícias