metropoles.com

Psicologia explica por que séries de suspense estão bombando na quarentena

Com uma leva de produções de suspense que se tornaram sucessos no streaming, o Metrópoles traz um lista com boas opções

atualizado

Compartilhar notícia

Netflix/Divugação
The Sinner
1 de 1 The Sinner - Foto: Netflix/Divugação

Parasita, O Irlandês, The Sinner e Dark são algumas das produções de suspense que fizeram bastante sucesso nos últimos tempos. O gênero, caracterizado pela tensão e tramas instigantes, tem se “reinventado” e se firmado cada vez mais no gosto popular.

Vencedor do maior prêmio da cerimônia do Oscar 2020, o longa Parasita, do diretor Bong Joon-Ho é mais uma prova da recente qualidade dos filmes de suspense. O cineasta coreano aproveitou da tensão característica para criar uma trama que trata de temas importantes sem deixar que o telespectador fique entediado e fora do clima de tensão.

Em um cenário de isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus, marcado pelas incertezas, algumas produções do gênero estiveram entre as mais assistidas nas plataformas de streaming. Na última semana, The Sinner – que ganhou sua terceira temporada em junho – e Dark, que teve seu ano final disponível nesse sábado (26/06) estiveram no Top 10 da Netflix.

De acordo com o psiquiatra Luan Diego Marques, o sucesso dessas produções se deve principalmente às questões emocionais das pessoas. “As pessoas quando procuram o streaming de maneira geral, elas querem sentir algo diferente do que elas estão sentindo e ali que entra o suspense, que é um gênero que te prende”, explica.

“Nos filmes de suspense você precisa estar mais atento porque alguma coisa pode acontecer, algum detalhe pode fazer você perder o raciocínio do filme e isso é estimulante e instigante as pessoas. É uma forma de prender o foco”, completa o psiquiatra.

0

Segundo ele, o gênero serve de alternativa aos momentos ruins e ressalta a técnica como o diferencial. “O suspense desconecta os indivíduos de outras sensações desconfortáveis. Principalmente quando as pessoas têm acumulado outras situações desconfortáveis, como ansiedade, melancolia, tédio e tristeza”, afirma.

Sucesso na quarentena

Neste contexto de isolamento social, onde as pessoas estão em sua maioria em casa e com o consumo de cultura restrito basicamente às televisões e às opções on-line, os serviços de streaming passaram a ser a principal opção – com um aumento de audiência de cerca de 20%. Boa parte do cardápio de Amazon e Netflix é composto por séries de suspense, tornando-as verdadeiros sucesso em meio à pandemia.

“O ser humano já gosta por si só dessas expectativas, dessa curiosidade. Então o suspense explora temas da realidade, como a violência, a questão do descobrir. Tudo isso gera essa intenção de entender algo mais. A gente sabe que a cultura vem para auxiliar em algumas respostas da humanidade, dar respostas de suporte. Neste momento de pandemia, ainda temos muito tempo livreo”, ressalta Luan.

A Netflix tem investido cada vez mais no gênero e disponibiliza em seu catálogo algumas boas séries originais de suspense. Nos últimos meses, produções como O Silêncio na Floresta e Curon estrearam na plataforma e fizeram bastante sucesso. Outras como Dark e The Sinner ganharam continuações e mantiveram o público fiel das outras temporadas.

Veja abaixo algumas opções de títulos:

0

Compartilhar notícia