Por Um Fio: Globoplay lança documentário sobre médicos no combate à Covid

A série documental, em seis capítulos, ouve enfermeiros, pesquisadores e pacientes que lutam no fronte da pandemia

atualizado 27/11/2020 12:02

Por Um RespiroGloboplay/Divulgação

O Globoplay lança, nesta sexta-feira (27/11), a série documental Por Um Respiro. O filme original do serviço de streaming na Globo, dirigido por Susanna Lira, narra a trajetória dos profissionais de saúde, que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19.

Por Um Respiro conta com acesso inédito à jornada de médicos, enfermeiros, pesquisadores e pacientes e acompanha, em média, três casos em cada um de seus seis episódios.

O projeto se desenvolveu por mais de seis meses, desde a pesquisa até a pós-produção, e teve cerca de 60 profissionais do audiovisual divididos em quatro equipes.

“Eu queria saber quem eram aquelas pessoas que estavam por trás dessa luta. Nunca passamos por uma pandemia desse nível, em que o mundo parou. Enquanto fomos para casa fazer distanciamento social, essa galera foi para um front pesadíssimo. Queria conhecer, humanizar as pessoas e fazer com que, através da empatia, a gente pudesse ser mais humano também”, conta Susanna Lira.

Uma das personagens da ala médica é a chefe do departamento de infectologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, Dra Caryna, que vive diversas jornadas no período de 24 horas. Já Flávio é um dos pacientes que o documentário acompanha. Ele descobriu estar com Covid por acaso enquanto se tratava de outra doença e, internado há meses, virou testemunha ocular de diversas histórias.

“Dirigir quatro equipes em campo trabalhando no meio de uma pandemia foi um dos maiores desafios da minha carreira. Lidar com o cotidiano duro de histórias extremamente dramáticas foi bastante dolorido. Ouvir relatos de mortes diárias, sequelas da doença e a exaustão dos profissionais de saúde desafiaram a minha saúde emocional”, conclui Susanna.

Últimas notícias