metropoles.com

Recanto das Emas ganha Centro de Artes e Esportes Unificados

Inaugurado neste domingo (11/6), o centro é o primeiro do DF e oferecerá oficinas, cursos e atividades esportivas

atualizado

Compartilhar notícia

Tony Winston/Agência Brasília
ceu das artes recanto das emas 4
1 de 1 ceu das artes recanto das emas 4 - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Foi instituído no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (13/6) o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) da capital. O espaço, inaugurado no domingo (11), fica na Quadra 113 do Recanto das Emas possui área de 3 mil metros quadrados e está voltado para o desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, artísticas e de promoção da cidadania.

Entre os equipamentos presentes no local estão cineteatro, biblioteca, laboratório multimídia, quadra coberta poliesportiva, pista de skate, parque infantil, programa esportivo comunitário e mesas com tabuleiro de jogos.

0

No centro, serão oferecidas diversas atividades, como oficinas de cinema, contação de histórias, dança, arte-educação e confecção de cenários, fantoches e figurino. Também haverá aulas de ginástica e alongamento, formação de grupos de corrida e caminhada.

 

O GDF afirma que, além da unidade no Recanto das Emas, serão entregues este ano dois centros em Ceilândia, um na QNM 28 e outro na QR 2. O investimento na obra foi de R$ 2,02 milhões do Ministério da Cultura.

Educação
A Secretaria de Educação disponibilizará três professores – de artes, educação física e pedagogia – para ministrar aulas no CEU. A pasta também ofertará cursos de curta duração de cuidador de idosos e recepcionista do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Pessoas da comunidade também oferecerão atividades no local. O mestre de capoeira Amando Alcantara, de 38 anos, faz parte do projeto Urupê Capoeira, que há dez anos dá aulas gratuitas da dança a crianças da região. Com o centro, ele finalmente terá um lugar para tocar a ação social. “Assim, chamaremos mais a atenção dos moradores. Nosso trabalho é para eles.” Antes as aulas ocorriam na rua, na Quadra 113.

Gestão compartilhada
O CEU será administrado por um grupo gestor com cinco integrantes do governo, cinco da comunidade e cinco da sociedade civil organizada. A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos está a cargo da criação do grupo – que contará com representantes da pasta, da Secretaria de Cultura e da administração regional –, por meio da Portaria nº 98, de 11 de maio de 2017.

O Centro faz parte do programa Brasília Cidadã, que conecta governo, organizações da sociedade civil e cidadãos em redes solidárias, inclusivas e colaborativas, e diferentes canais e instâncias de participação popular, controle social e cidadania.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?