metropoles.com

Ministério da Cultura lança projeto itinerante Cultura Gera Futuro

Os seminários de qualificação passarão por 27 capitais brasileiras entre abril e junho de 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Tomaz Silva/Agência Brasil
1111587-tmaz_abr_09032018_7860_1
1 de 1 1111587-tmaz_abr_09032018_7860_1 - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, lançou na manhã desta quinta-feira (15/3) o circuito Cultura Gera Futuro. Entre abril e julho deste ano, uma equipe da pasta percorrerá 27 capitais brasileiras para debater com os produtores locais temas como economia criativa, Lei Rouanet, Fundo Setorial do Audiovisual e outros mecanismos de fomento.

A ideia é qualificar e orientar não só produtores, como também possíveis patrocinadores sobre as oportunidades de investimento e financiamento a projetos culturais. Durante coletiva, o ministro reforçou que os seminários do circuito não são as únicas medidas da pasta para descentralizar a distribuição de recursos entre as regiões. “Não achamos que apenas uma ação específica vá resolver todos os males, mas é uma ferramenta importante, pois ao aumentar o nível de conhecimento, preparamos melhor os produtores para preencher os requisitos dos editais”, explica.

Segundo ele, o poder público local também tem papel de destaque em cada região para auxiliar o desenvolvimento da cultura. “Eles devem aglutinar as empresas locais e convidá-las a apoiar os produtores por meio da Lei Rouanet”, considera Leitão. Entre as novas medidas do MinC para a democratização dos recursos, estão as cotas regionais nos editais e linhas de fomentos, com exceção da Lei Rouanet – pela própria configuração da lei que não permite.

Ao todo, 30% dos recursos sendo reservados para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, e outros 20% para Espirito Santo e Minas Gerais. O ministro ressaltou, ainda, que a burocracia sempre foi um impeditivo ao acesso à Lei Rouanet.

“Introduzimos uma série de facilitadores para projetos dessas regiões que têm mais dificuldade de acessar os fomentos. São um conjunto de ações capazes de beneficiar artistas e produtores culturais”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?