metropoles.com

GDF desmente notícia sobre fechamento do Espaço Cultural Renato Russo

Publicado nesta quarta (15/05/2019), texto dizia que local seria fechado em setembro e depois entregue a iniciativas de economia criativa

atualizado

Compartilhar notícia

Espaço Renato Russo
espaço renato russo
1 de 1 espaço renato russo - Foto: Espaço Renato Russo

Uma notícia publicada nesta quarta (15/05/2019), sobre o fechamento do Espaço Cultural Renato Russo, foi desmentida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa na manhã desta quinta (16/05/2019).

Publicado no site Brasilianos, o texto afirma que o local seria fechado em setembro deste ano. Depois, passaria a ser usado para atividades de economia criativa. A iniciativa seria resultado de uma parceria entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

“Dito assim, parece ser iniciativa bem-vinda porque visa a estimular a geração de renda, produção de receitas de exportação e criação de empregos. Na verdade toda essa movimentação vai encerrar o empreendimento governamental na área da cultura que mais deu certo no Distrito Federal”, diz a publicação.

Em nota, o GDF disse que a informação é “infundada” e “irresponsável”. “Não há qualquer indicativa ou tratativas da pasta ou do GDF nesse sentido”, explica o comunicado.

“A valorização dos espaços e do patrimônio, pilares desta gestão, resulta numa atuação articulada e focada que já garantiu o restauro do Teatro Nacional Claudio Santoro, que deverá começar ainda este ano, e a retomada das obras do Museu de Arte de Brasília, previsto para ser aberto já no primeiro semestre de 2020”, continua a nota.

Sobre o Espaço Renato Russo, reaberto após longa reforma em junho de 2018, a Secec diz que o local ainda apresenta “problemas estruturais”. A atual gestão, de acordo com o texto, já realizou licitações para instalação de ar-condicionado e revestimento acústico dos estúdios da Rádio Cultura, que funciona há anos de forma improvisada no prédio do ECRR.

Segundo a nota, a nova rádio será inaugurada nas próximas semanas e a biblioteca especializada do ECCR deve abrir as portas no segundo semestre.

No comunicado, a Secec confirma o interesse da OEI em investir no DF, mas não dá mais detalhes sobre o assunto: “Significa aumentar projeção da capital em outros países, valorizando o nosso patrimônio e a produção local”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?