Natal Monumental: Torre de TV terá a maior árvore iluminada do Brasil

De 7 de dezembro a 6 de janeiro de 2020, uma megaestrutura será montada para receber atrações como a Orquestra Filarmônica de Brasília

Giovanna Bembom/Metrópoles.Giovanna Bembom/Metrópoles.

atualizado 11/09/2019 15:07

Bolas de Natal de 8 metros de diâmetro no canteiro central do Eixo Monumental, carretas com corais circulando por regiões administrativas, uma vila do Papai Noel e a maior árvore de Natal iluminada do país. Com um cenário lúdico e cheio de luzes, o Natal Monumental vai movimentar a área da Torre de TV de Brasília. De 7 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro de 2020, uma megaestrutura será montada. Nela, espetáculos como a Orquestra Filarmônica de Brasília e atrações natalinas envolvendo bailarinos, cantores, músicos e atores – além de uma área de gastronomia.

Tudo gratuito. Todas as noites, às 20h, ocorrerá o acendimento da iluminação que transformará a torre na maior árvore de Natal do Brasil. Um show pirotécnico de três minutos de duração ocorre em seguida e será só na noite de abertura da festa, em 7 de dezembro.

O evento, realizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), tem o apoio do Banco de Brasília (BRB) e do Serviço Social do Comércio do DF (Sesc-DF). A inspiração vem do Natal de luzes de Gramado (RS) – que atrai todos os anos cerca de 2 milhões de turistas à cidade gaúcha nos meses de dezembro.

Nesta quarta-feira (11/09/2019), um termo de cooperação técnica foi firmado entre o GDF e a Fecomércio-DF criando o Natal Monumental. O governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha e o presidente da entidade, Francisco Maia, assinaram o documento.

Visitantes

“A cadeia hoteleira, o comércio e setor de entretenimento da cidade precisam de estímulos e é isso que estamos fazendo. Além de criar um evento único para quem mora na cidade”, afirma o governador Ibaneis, para quem a geração de empregos e o fomento ao turismo no DF são pontos a serem bastante explorados.

“Brasília, historicamente, nos finais de ano, as famílias daqui saem para encontrar seus parentes em outros estados. O que queremos é trazer esses familiares dos moradores para cá”, aposta Francisco Maia.

Responsável por iluminações como a da festa de réveillon do Rio de Janeiro, da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, também do Rio, e da abertura dos Jogos Olímpicos em 2016, diretor geral do projeto, Abel Gomes fará a iluminação da Torre de TV.

A projeção poderá ser vista a uma distância de 5 quilômetros. A Vila do Noel e um coreto para a apresentação de corais – com calendário específico de apresentações – complementarão o cenário.

Regiões administrativas

Como parte das atividades do SESC-DF, um caminhão e duas vans levarão artistas, músicos e materiais cênicos para 12 regiões administrativas, onde serão realizadas apresentações de artistas locais para moradores e visitantes.

No Eixo Monumental, um espaço climatizado de 3 mil metros quadrados será montado para atividades recreativas e educativas. Um planetário e um oceanário infláveis também vão para entreter crianças e adultos.

Também participaram da assinatura do termo de cooperação o presidente do BRB, Paulo Henrique Rodrigues, e os secretários de Turismo, Vanessa Mendonça, e de Desenvolvimento Econômico, Ruy Coutinho.

Últimas notícias