Ouro, platina e diamante: o que significam os prêmios dos sertanejos

Com as vendas de álbuns físicos cada vez menores, os números de acessos em plataformas digitais é que ditam as regras no mercado fonográfico

atualizado 24/06/2020 14:40

Gusttavo LimaInstagram/Reprodução

Quem viveu a década de 1990, com certeza se lembra de assistir a artistas, de diferentes segmentos musicais, recebendo os famosos discos de ouro, platina ou diamante nos programas de televisão. O reconhecimento aos números expressivos de vendas de LPs, que perdeu relevância com a queda do interesse popular por álbuns físicos, foi ressignificado na era digital e voltou a ter importância no mercado fonográfico.

Recentemente, nomes importantes da indústria fonográfica brasileira foram premiados. Artistas do porte de Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Maiara & Maraisa. “Com as novas formas de consumir música, surgiram as novas métricas de sucesso. As atualizações de premiações e certificados fazem parte da transformação que vivemos e que continuam acontecendo”, explica Fernanda Bas, gerente de marketing da Som Livre.

Xand Avião recebendo disco de platina durante live
Xand Avião recebeu os discos de Platina e Platina Duplo durante live

A Rainha do Feminejo, Marília Mendonça, ganhou o disco de Diamante pelo hit Graveto, e o de Platina, pela música Tentativas, ambas do projeto Todos Os Cantos e interpretadas durante a live das Patroas, no último dia 14 de junho.

No mesmo show on-line, a dupla Maiara & Maraisa também foi surpreendida e recebeu a certificação de Diamante pela canção Aí Eu Bebo. Xand Avião, Luan Santana e Zé Neto & Cristiano também estão na lista de artistas que tiveram seus repertórios valorizados pela quantidade de acessos em suas produções.

Marília Mendonça e Maiara e Maraisa
Marília Mendonça e as irmãs Maiara e Maraisa foram surpreendidas com discos de Diamante durante a Live das Patroas
Quanto vale cada disco?

No Brasil, as certificações são definidas em caráter de equivalência de vendas, a partir de streams e downloads de uma faixa, álbum ou DVD. Desde 2008, segue-se as atualizações estabelecidas pela Pro-Música Brasil, afiliada à International Federation of the Phonographic Industry (IFPI).

Os certificados existentes atualmente são de Ouro (40 mil), Platina (80 mil), Platina Duplo (160 mil), Platina Triplo (240 mil), Diamante (300 mil), Diamante Duplo (600 mil) e Diamante Triplo (900 mil) para faixas e álbuns. Para DVDs, há, ainda, Diamante Quádruplo (1 milhão) e Quíntuplo (1,2 milhão).

“Os certificados são o resultado de um projeto de sucesso. Eles representam a conquista de um marco, é a materialização do reconhecimento ao artista”, ressalta Fernanda Bas.

Gusttavo Lima em live
Gusttavo Lima ganhou o disco de Diamante Triplo com a faixa Cem Mil
Recorde atrás de recorde

Com quase 20 anos de carreira, o cantor Gusttavo Lima está acostumado às premiações pelos resultados de suas produções. Em 2011, recebeu disco de Platina no palco do Domingão do Faustão, um marco do início da sua trajetória. Desde então, não parou mais. Segundo dados da Pro-Música Brasil, o sertanejo já conquistou o raro disco de Diamante Triplo pelo hit Cem Mil, e, apenas em 2020, o certificado de Diamante pela música Algo Mais, em parceria com Xand Avião, e de Platina Triplo pelo álbum Embaixador no Cariri.

Ao Metrópoles, o cantor afirma que os recordes nas plataformas de streaming são resultados de um trabalho em equipe.  “Para mim, é motivo de muita felicidade, mas é claro que ninguém faz nada sozinho e os resultados que temos alcançado são a soma de vários fatores”, confirma Gusttavo Lima.

De acordo com o Embaixador, a quantidade de plays em suas canções são frutos do cuidado na escolha do repertório. “Buscamos sempre por músicas que tenham boas histórias e que toquem a vida das pessoas de alguma forma”, garante. “Se a música vai virar um hit ou não, é o público quem decide, por isso, sou muito grato a toda galera que curte e incentiva o nosso trabalho. Os fãs são os maiores responsáveis por cada número e conquista que alcançamos”, completa Gusttavo Lima.

0

Últimas notícias