metropoles.com

Jovem Guarda: entenda movimento que uniu Erasmo, Roberto e Wanderléa

Erasmo Carlos, que morreu aos 81 anos, revolucionou a música popular brasileira ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa durante a Jovem Guarda

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Jovem Guarda
1 de 1 Jovem Guarda - Foto: Reprodução

Erasmo Carlos morreu aos 81 anos nesta terça-feira (22/11), e é impossível falar desse grande músico brasileiro sem lembrar da Jovem Guarda, movimento musical e cultural dos anos 1960 e 1970, que tinha o artista, Roberto Carlos e Wanderléa Salim como figuras centrais.

Como estilo musical, a Jovem Guarda sofreu influência do rock e se inspirava em músicas de cantores como Elvis Presley, Rolling Stones e Beatles.

Apesar de popular entre os jovens, o ritmo não era bem-visto pelos críticos musicais. Mesmo assim, tornou-se um dos mais populares do Brasil e tinha os principais meios de comunicação como difusores.

0

A Jovem Guarda começou no Bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Ali, o grupo de amigos Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia e Jorge Ben se encontrava, mas nem imaginava que, impulsionadas por eles, inúmeras bandas de rock surgiriam no país.

A expressão Jovem Guarda originou-se no programa de televisão da Rede Record, em 1965. Apesar de não ter sido o único ligado ao movimento, o programa alcançou uma das maiores audiências da televisão brasileira com as performances de rock ao vivo.

Morte de Erasmo Carlos

Erasmo Carlos, ícone do movimento, e conhecido como Tremendão, vinha há alguns meses tratando uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

O artista estava internado desde a última segunda-feira (21/11), no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e chegou a ser intubado. A esposa de Erasmo Carlos, Fernanda, estava ao lado do cantor na hora da morte. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações