Jovem Guarda: entenda movimento que uniu Erasmo, Roberto e Wanderléa

Erasmo Carlos, que morreu aos 81 anos, revolucionou a música popular brasileira ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa durante a Jovem Guarda

atualizado 22/11/2022 14:10

Reprodução

Erasmo Carlos morreu aos 81 anos nesta terça-feira (22/11), e é impossível falar desse grande músico brasileiro sem lembrar da Jovem Guarda, movimento musical e cultural dos anos 1960 e 1970, que tinha o artista, Roberto Carlos e Wanderléa Salim como figuras centrais.

Como estilo musical, a Jovem Guarda sofreu influência do rock e se inspirava em músicas de cantores como Elvis Presley, Rolling Stones e Beatles.

Apesar de popular entre os jovens, o ritmo não era bem-visto pelos críticos musicais. Mesmo assim, tornou-se um dos mais populares do Brasil e tinha os principais meios de comunicação como difusores.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

A Jovem Guarda começou no Bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Ali, o grupo de amigos Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Tim Maia e Jorge Ben se encontrava, mas nem imaginava que, impulsionadas por eles, inúmeras bandas de rock surgiriam no país.

A expressão Jovem Guarda originou-se no programa de televisão da Rede Record, em 1965. Apesar de não ter sido o único ligado ao movimento, o programa alcançou uma das maiores audiências da televisão brasileira com as performances de rock ao vivo.

Morte de Erasmo Carlos

Erasmo Carlos, ícone do movimento, e conhecido como Tremendão, vinha há alguns meses tratando uma síndrome edemigênica, doença que ocorre quando há um desequilíbrio bioquímico, dificultando a manutenção dos líquidos dentro dos vasos sanguíneos. Geralmente é causada por doenças cardíacas, renais ou dos próprios vasos.

O artista estava internado desde a última segunda-feira (21/11), no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, e chegou a ser intubado. A esposa de Erasmo Carlos, Fernanda, estava ao lado do cantor na hora da morte. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Mais lidas
Últimas notícias