metropoles.com

Duo brasiliense Camboatá na Rua faz apresentações públicas no DF

As performances tratam das questões das mulheres e da capoeira

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Divulgação
Foto 1 de Camboatá por Jaqueline Lisboa
1 de 1 Foto 1 de Camboatá por Jaqueline Lisboa - Foto: Jacqueline Lisboa/Divulgação

O Duo Camboatá lança o projeto Camboatá na Rua, que atua em diferentes praças e feiras do Distrito Federal em cinco apresentações gratuitas durante o mês de fevereiro. Elas começam os espetáculos nesta sexta-feira (15/2), na praça do Acampamento Pacheco Fernandes, na Vila Planalto.

Formado pelas cantoras Naiara Lira e Maboh, o duo foca no processo de se entender enquanto mulher, se descobrir negra e se encontrar na capoeira. Cada show dura cerca de 40 minutos e intercalam momentos de dança, música, poesia e teatro, explorando tristeza, alegria, revolta, euforia e saudade.

Após a Vila Planalto, o duo segue para a Feira Permanente do Núcleo Bandeira, depois Vila Telebrasília, Feira Permanente da Candangolândia e encerram as atividades na Feira Permanente do Cruzeiro, em 24 de fevereiro.

Todas as apresentações têm encerramento do grupo Beribazu ou do grupo Nzinga, representantes da capoeira local. Naiara Lira descobriu seu amor pelo canto em 2014, durante uma visita à Sérvia, onde ao cantar em roda de capoeira, os jogadores sentaram e passaram a escutá-la de olhos fechados.

“Cantar a capoeira para capoeiristas é diferente de fazer um show de samba, por exemplo. Quando eu faço uma apresentação, é como se eu convidasse as pessoas para a minha casa e cantasse para elas”, explicou Naiara.

Camboatá na Rua
Do dia 15 a 24 de fevereiro (confira agenda completa aqui). Entrada franca e livre

Compartilhar notícia