metropoles.com

Commodities, a banda de um só integrante, lança novo EP

Criado em 2014, projeto brasiliense liderado pelo mineiro Raphael Rocha envolve rodízio de músicos nas apresentações

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
raphael rocha commodities
1 de 1 raphael rocha commodities - Foto: Divulgação

Todo roqueiro sabe como é difícil manter uma banda. O mineiro Raphael Rocha teve uma em sua terra natal, a Stereowaves. Em 2010, quando se mudou para Brasília, liderou a Scarlett Saves the Day durante seis meses. Até que, há três anos, o músico decidiu criar o projeto Commodities, no qual ele é o único integrante fixo. “Behind the Curtain There Is Another Curtain”, novo trabalho, sai nesta quinta (14/12) nas principais plataformas digitais.

Rocha vive da profissão de jornalista, mas nunca largou o sonho de manter uma banda de rock. Apesar das dezenas de composições próprias, não tinha pensado em manter projeto solo. Porém, o conceito de uma formação mutante, sempre com músicos convidados, acaba sendo um estímulo constante à criatividade.

0

“Esse intercâmbio é interessante porque cada música soa diferente nas apresentações”, explica. “Os músicos têm pegadas e equipamentos próprios. Dou liberdade pra eles incrementarem também”, diz o mineiro de 30 anos. De 2014 para cá, cerca de 25 músicos de Brasília, Goiás e Minas Gerais já fizeram parte da Commodities.

Britpop e eletrônico
Em 2014, Rocha deu o pontapé inicial na banda ao gravar o disco “After Sleeping”. São 15 faixas em que ele e o amigo e produtor fonográfico Adalberto Lima tocaram todos os instrumentos.

A confessa nostalgia da estreia pelo britpop, estilo consagrado por bandas como Oasis e Blur nos anos 1990, dá lugar a batidas eletrônicas em “Behind the Curtain There Is Another Curtain”, EP produzido por Mateus Nunes.

“A gente quis experimentar bastante. A bateria flerta com trip-hop, por exemplo. O primeiro era muito na linha do rock britânico”, detalha Rocha. Nos próximos trabalhos, o músico pretende levar o conceito de banda itinerante para dentro do estúdio. “Assim eu posso sempre mudar a cara do projeto”, continua.

Interessado em reforçar laços colaborativos na cena, Rocha criou a Agência Ar, em parceria com a também jornalista Ana Paula Siqueira. A ideia é criar um pequeno festival em 2018. “Hoje não é tão difícil fazer um trabalho de qualidade. Até no quarto você consegue. A música independente brasileira passa por uma fase muito rica. Está mais fácil circular. O difícil é a fidelização do ouvinte.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações