metropoles.com

Bebel Gilberto se retrata por pisar na bandeira do Brasil: “Impensado”

Mario Frias, ex-secretário de Cultura de Bolsonaro, compartilhou o vídeo do momento protagonizado pela artista no Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Divulgação
BEbel Gilberto RED
1 de 1 BEbel Gilberto RED - Foto: Instagram/Divulgação

A cantora Bebel Gilberto usou as redes sociais na manhã deste domingo (24/7) para se desculpar por pisotear na bandeira do Brasil durante show na Califórnia (EUA). O vídeo da cena foi compartilhado por Mario Frias, ex-secretário de Cultura de Bolsonaro, no Twitter, e viralizou. Após a repercussão negativa, a filha de João Gilberto disse lamentar o ato “impensado”, por ter dado munição para ataques do que chamou de “extrema-direita”.

“Foi um ato impensado meu, porque se tivesse tido tempo de raciocinar teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo. Essa gente que sequestrou os símbolos nacionais e corrói a democracia brasileira com o seu projeto autoritário de poder… foi por esse motivo que soltei o nome do inominável no meu gesto impulsivo no palco”, começou Bebel.

0

No post em seu perfil oficial no Instagram, Bebel também acusa Mario Frias de editar o vídeo para “manipular a informação para instigar a base de fanáticos que o segue”. Segundo a cantora, imediatamente após ter pisado na bandeira, ela se deu conta que o pavilhão pertence a todos os brasileiros e se desculpou.

“Amo o Brasil e tenho certeza de que em breve os radicais do ódio serão varridos para o lixo da História .
Aos brasileiros de bem que como eu são defensores intransigentes da democracia mas se sentiram ofendidos com o meu ato impensado, minhas sinceras desculpas. O Brasil é maior que qualquer governo ou político”, conclui Bebel.

Veja o vídeo completo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Bebel Gilberto (@bebelgilberto)

Entenda o caso

A cantora Bebel Gilberto, filha do eterno João Gilberto e sobrinha do cantor Chico Buarque, está entre os assuntos mais comentados nas redes sociais desde a noite desse sábado (23/7). Isso porque um vídeo no qual a artista pisa na bandeira do Brasil durante um show viralizou. A cena protagonizada pela representante da Bossa Nova aconteceu na última terça-feira (19/7), durante apresentação na Califórnia (EUA).

Nas imagens, Bebel recebe a bandeira do Brasil, a joga no chão e começa a sambar em cima. Os gestos também remetem ao movimento de quem usa o pavilhão como pano de chão. “Desculpe fazer isso. Mas… [acham que] eu estou feliz de ser brasileira ou não?”, diz, em inglês. Da plateia, é possível ouvir algumas pessoas concordando com o ato, e alguns “nãos”, além de assovios e berros vindos do público. Bebel então emenda cantando Bananeira.

O vídeo foi compartilhado por Mario Frias, ex-secretário de Cultura de Jair Bolsonaro. “Esta é Bebel Gilberto, filha do compositor João Gilberto, sobrinha de Chico Buarque. Vejam o que ela fez com a bandeira do Brasil recebida de um ‘expectador’ (sic) em San Francisco (…). Essa gente não sente nada pelo Brasil. Gostam apenas de se beneficiar do que o povo pode lhes proporcionar”, afirmou.

Veja o post de Mario Frias

Compartilhar notícia