Rita Lee lança obra infantil inspirada em história real da ursa Marsha

Intitulada Amiga Ursa: Uma História Triste, Mas Com Final Feliz, o livro chega às livrarias pela editora Globinho

Instagram/ReproduçãoInstagram/Reprodução

atualizado 26/06/2019 15:42

Em 2018, a ursa-parda Marsha emocionou milhares de pessoas em todo o país. Criado sob condições de maus-tratos, o animal ficou conhecido como “o mais triste do mundo”, depois de sua história viralizar graças a denúncias de ativistas. O caso também chamou a atenção da cantora e compositora Rita Lee, que lança um livro voltado para o público infantil inspirado no resgate do mamífero.

Pensando nas crianças que podem mudar o planeta, Rita escreveu Amiga Ursa – Uma História Triste, Mas Com Final Feliz. Na obra, vovó Ritinha, uma das personagens e grande protetora dos animais, aborda temas como geografia, biologia, a importância da preservação do meio ambiente e o respeito aos animais. Sempre de maneira leve e divertida.

Além disso, o livro tem espaços para as crianças escreverem e desenharem, interagindo com a história. Publicado pela Globinho, selo de literatura infantil da Globo Livros, traz ilustrações de Guilherme Francini.

Relembre o caso

Marsha foi explorada em um circo durante 20 anos em um circo. Após ser abandonada, a ursa passou anos vivendo no Parque Zoobotânico de Teresina (PI), sob o calor da cidade (que chega aos 40ºC) e se alimentado com comida de cachorro, segundo órgãos de defesa dos animais e organizações da sociedade civil.

Lá, a apatia do mamífero lhe fez na internet o apelido de “a ursa mais triste do mundo”.  A partir de denúncias de ativistas, que realizaram uma petição on-line, Marsha foi resgatada e atualmente ganhou o nome de Rowena.

O resgate parou a web e até virou tema de documentário brasiliense. A transferência do animal durou quatro dias, após imprevistos provocados por informações desencontradas e problemas técnicos no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) utilizado no transporte. Atualmente, o animal está no interior de São Paulo.

Maus-tratos e petição on-line

Além do aspecto triste, Marsha guarda diversas sequelas dos maus-tratos sofridos. Quando os ativistas e veterinários chegaram ao alojamento para o resgate, a ursa, mesmo assustada, dançou. Um reflexo do comportamento que ela foi obrigada a ter durante anos.

Amiga Ursa – Uma história triste, mas com final feliz
De Rita Lee, editora Globinho. 46 páginas. Preço: R$ 58

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Faz 8 meses que nossa ursinha Rowena, antes chamada de Marsha, chegou ao Rancho dos Gnomos. Em um ambiente adequado, sem o calor constante do local onde vivia, com alimentação adequada e muito amor, não é preciso descrever a diferença em sua aparência ou saúde, apenas mostrá-la para que qualquer pessoa perceba o quanto ela mudou e melhorou no clima frio das montanhas. Infelizmente, mesmo com o laudo favorável do Ibama para a transferência dos ursos Katia e Dimas para SP, o @santuariocanindece comandado pela Igreja, ainda não os liberou para que possam, como a Marsha, terem condições melhores de vida. O recinto deles por aqui, com mais de 1000 metros, piscina com água potável e tudo o que todas as normas internacionais recomendam, continua vazio. Continuamos tentando.

Uma publicação compartilhada por Luisa mell (@luisamell) em

Últimas notícias