Olga Tokarczuk e Peter Handke ganham Nobel de Literatura

Os laureados de 2018 e 2019, respectivamente, foram anunciados nesta quinta-feira (10/10/2019), na Academia Sueca

Beata Zawrzel/NurPhotoBeata Zawrzel/NurPhoto

atualizado 10/10/2019 8:26

Nesta quita-feira (10/10/10), a Academia Sueca anunciou os nomes dos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura. Peter Handk ganhou o troféu de 2019 e Olga Tokarczuk foi laureada por 2018.

Picture alliance via Getty Images
Autor austríaco Peter Handke

A polonesa Olga Tokarczuk tem 57 anos e é conhecida por seus livros de poesia e romances. A escritora acumula diversos prêmios, como o Man Booker International Prize, pelo romance Flights. A autora ganhou o Nobel de Literatura de 2018, que, por conta de escândalos sexuais, foi entregue apenas em 2019.

Peter Handke é um escritor austríaco de 76 anos. Ele publicou seu primeiro romance em 1965, quando abandonou a faculdade de direito e foi abraçar a carreira literária. Ele também trabalhou como roteirista em um filme de Wim Wenders.

Dois prêmios

O motivo da duplicidade de troféus está ligado ao cancelamento da cerimônia em 2018, após a prisão do marido de uma integrante da Academia, acusado e condenado de estupro.

O último vencedor do Nobel de Literatura foi o autor Kazuo Ishiguro. Ele foi escolhido em 2017.

Os escândalos da Academia

A Academia Sueca foi influenciada a cancelar a premiação do Nobel de Literatura em 2018 após diversas confusões internas e renúncias resultadas de acusações de má conduta sexual, negligência financeira e diversos vazamentos de informação. A decisão veio após 117 anos de premiações anuais ininterruptas.

“É necessário dedicar tempo para recuperar a confiança do público antes do próximo laureado ser anunciado”, afirmou o secretário interino Anders Olsson. “[A decisão foi tomada] em respeito a prévios e futuros laureados da literatura, à Fundação Nobel e ao público geral”.

Últimas notícias