metropoles.com

Eventos literários movimentam cafés e restaurantes do Plano Piloto

Espaços como Objeto Encontrado e Ernesto Cafés Especiais veem a clientela aumentar quando recebem feiras literárias e lançamentos de obras

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
movida literária
1 de 1 movida literária - Foto: Divulgação

Juntar literatura e gastronomia em um mesmo local pode ser um bom negócio. Essa foi a constatação que alguns bares, cafés e restaurantes do Plano Piloto chegaram ao sediar feiras de escritores independentes, lançamento de livros e clube de leituras. Ao mesmo tempo em que fomentam a cultura local, a clientela dos espaços aumenta, driblando os efeitos negativos provocados pela crise econômica que atinge o DF e o país.

Um dos principais expoentes desse movimento é o Ernesto Cafés Especiais (115 Sul), que recebe eventos literários desde sua inauguração, em 2011. “Essa movimentação, inicialmente, aconteceu de forma orgânica, partindo de autores que frequentavam o café e viram o potencial do espaço para a realização de lançamentos e bate-papos”, conta Giordano Bomfim, responsável pelos projetos culturais da casa.

No último domingo (15/4), o Ernesto Cafés Especiais (115 Sul) recebeu – pela quarta vez – a feira de literatura independente “A Outra Margem”, que reuniu mais de 35 escritores e editoras locais. Nesse dia, o café dobrou o número de clientes. “Em um dia comum, o Ernesto recebe cerca de 500 clientes. Com eventos desse tipo, esse número chega a 900”, explica Giordano.

Anturia Viotto/Divulgação
Feira de literatura independente “A Outra Margem”, no Ernesto Cafés Especiais

Outro espaço conhecido por abrigar lançamento de livros de autores locais é o Objeto Encontrado (102 Norte). “Bares, cafés e restaurantes me parecem lugares ótimos para um evento desse tipo. Não faz sentido entender a cultura como algo deslocado do que seriam nossos hábitos e costumes”, analisa Lucas Hamu, proprietário do estabelecimento.

É praxe da casa receber semanalmente um evento literário. Em 8 de abril, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Paniago lançou o livro “É Um Bom Título”, sua primeira obra de ficção.

Enquanto clientes do café se tornam potenciais leitores do meu trabalho, a casa também recebe pessoas convidadas ao meu lançamento. Uma mão lava a outra

Paulo Paniago

O lucro da casa tende a crescer. “Em dias de eventos, a venda do café aumenta até 30%”, informa Lucas Hamu. Vale ressaltar que tanto o Objeto Encontrado quanto o Ernesto Cafés Especiais cedem o espaço, gratuitamente, aos escritores. “Só cobramos um preço simbólico em caso de feiras e workshops para ajudar nos custos”, esclarece Giordano Bomfim.

Internet/Reprodução
O café Objeto Encontrado sedia, gratuitamente, lançamentos de livros produzidos por escritores do DF

O restaurante Carpe Diem, da 104 Sul, é outro local conhecido e procurado pelos escritores locais. Diplomatas, professores e advogados já lançaram obras por lá. Ao todo, foram 3,5 mil eventos do tipo nos 26 anos da casa.

Movida Literária
Esse contato próximo entre os autores e espaços gastronômicos da cidade motivou cinco escritores da capital (Paulliny Gualberto Tort, Jéferson Assumção, Nicolas Behr, Zé Rezende Jr. e Maurício de Almeida) a criarem o Movida Literária.

Queremos misturar literatura e a boemia que os centros gastronômicos da cidade fornecem, pois acreditamos que esses dois elementos fazem muito bem à cidade e podem dar uma mexida na cena cultural local. Daí o nome Movida Literária.

Jéferson Assumção

O evento está marcado para ocorrer entre os dias 21 e 28 de maio. Ao todo serão 14 debates no Ernesto Cafés Especiais, Objeto Encontrado, Beirute (109 Sul), Sebinho Café & Bistrô (406 Norte), Bar 400 (410 Norte), Martinica (303 Norte) e Raízes (408 Norte).

“Todos os espaços escolhidos já inseriram a literatura como parte da programação local”, diz Jéferson. Em cada um dos encontros haverá uma mesa na qual um mediador e dois autores brasilienses conversarão, “olho no olho” do leitor, sobre o ato de criar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações