Brasiliense Ian Viana lança livro Tristes Sonhos de Sol em São Paulo

Poeta apresentará obra à capital paulista no dia 10 de julho, às 16h, na livraria Ponto de Lança, com a presença do jornalista Claudio Leal

atualizado 05/07/2022 19:14

Reprodução

Depois de lançar seu mais novo livro, Tristes Sonhos de Sol, em Brasília (DF), Ian Viana, ativista social e agitador cultural, vai levar a obra para a capital paulista. O lançamento será no dia 10 de julho, às 16h, na livraria Ponta de Lança, em Santa Cecília, com a presença do jornalista Claudio Leal.

Lançado no tradicional Bar Beirute no mês passado, Tristes Sonhos de Sol, é uma coletânea de poesias pessoais escritas durante o período da pandemia — período em que Ian esteve na linha de frente do trabalho com a população em situação de rua no Setor Comercial Sul como parte do Instituto No Setor.

Na obra, histórias envolvendo o cotidiano de pessoas em situação de rua, a violência policial, o Carnaval, tragédias, e esperanças se misturam carimbando um documento histórico do presente de Brasília.

“Mesclo minhas histórias pessoais, meus amores, minhas dores, minhas perdas e minhas vitórias com o cotidiano em uma conjuntura sociológica e política do país. O livro acaba se tornando um registro histórico da capital do país. Apesar do título, o sol é o que se torna mais evidente. O livro vem em torno de construir uma perspectiva brincante para a realidade que vivemos, de ter uma postura carnavalesca e resiliente perante os tempos sombrios que a gente vive”, conta o autor.

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

Esse é o segundo livro de Ian, que além de poeta é sociólogo por formação e ativista social. O primeiro foi Eu Era Aquela Cobra Coral no Quintal da Sua Infância, em 2018.

O autor explica que decidiu aceitar o convite para fazer um segundo lançamento pensando na conexão das cenas culturais de Brasília e São Paulo, sobretudo em meio à programação da Bienal Internacional do Livro, um dos maiores eventos do setor. “É algo que eu venho trabalhando muito nessa valorização de Brasília, do DF, enquanto expoente cultural”, afirma.

Serviço
Lançamento do livro Tristes Sonhos de Sol de Ian Viana em São Paulo
Dia 10 de julho, às 16h, na livraria Ponta de Lança. Endereço: Rua Aureliano Coutinho, 26. Santa Cecília, São Paulo, SP. Classificação indicativa livre

Mais lidas
Últimas notícias