Gusttavo Lima dentro de sua enorme piscina

Gusttavo Lima x Henrique e Juliano: quem melhor performa no Spotify?

O (M)Dados usa informações da plataforma de streaming sobre os principais hits de cada artista para compará-los

atualizado 11/07/2020 13:22

Gusttavo Lima dentro de sua enorme piscinaReprodução

Gusttavo Lima e a dupla Henrique e Juliano dominaram as mais tocadas do Spotify no primeiro semestre de 2020. Enquanto o goiano teve a música mais ouvida neste ano (a versão ao vivo de A Gente Fez Amor), os tocantinenses passaram mais tempo em primeiro lugar nas listas diárias (com Liberdade Provisória, somando as gravações de estúdio e no Parque Ibirapuera).

Para desempatar a questão, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, foi atrás de estatísticas geradas pelo Spotify para cada música que tem na plataforma. Elas utilizam algoritmos para determinar a dançabilidade, velocidade e até a positividade da música. Foram analisadas as dez principais músicas de cada um. Vamos aos resultados!

Primeiro, a dançabilidade: o número vai de zero a um. Quanto maior, mais animada é a música. Gusttavo Lima, nesse critério, leva de lavada. O cantor alcançou uma média de 0,78 enquanto a dupla sertaneja ficou com uma média de 0,59. E, de acordo com o Spotify, a melhor música para sacudir o esqueleto é a versão ao vivo de Cem Mil, que teve uma nota 0,9.

Quando o assunto é positividade, Gusttavo Lima também está na frente. Aqui, a métrica é parecida com a dançabilidade. Quanto mais perto de um, mais para cima é a música. O cantor teve uma média de 0,76 contra 0,62 de Henrique e Juliano.

Veja a comparação para todos os quesitos pesquisados:

Tem uma outra métrica, talvez a mais importante, que quem leva são os dois cantores do Tocantins. É o número de seguidores no Spotify. Enquanto Gusttavo tem 8,6 milhões, Henrique e Juliano ostentam 10,6 milhões. Os números foram obtidos na sexta-feira (10/07) e por isso podem variar a depender de quando a consulta for feita.

Últimas notícias