metropoles.com

Músicas mais tocadas no Spotify em 2020 são versões ao vivo. Veja lista

Sete das dez músicas mais escutadas no ano são do gênero e, no top3, aparecem versões ao vivo dos hits

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Gusttavo Lima em live
1 de 1 Gusttavo Lima em live - Foto: Reprodução/Instagram

O sertanejo dominou as listas diárias de músicas mais tocadas no Spotify no primeiro semestre de 2020. Das dez canções mais ouvidas do Spotify, sete são do gênero. Além disso, o brasileiro prefere gravações ao vivo, as três primeiras posições no ranking são hits registrados em shows grandes.

O primeiro lugar ficou com Gusttavo Lima. A versão de A Gente fez Amor cantada em Cariri (PB) foi ouvida quase 102 milhões de vezes. Em seguida vem a gravação ao vivo de Liberdade Provisória, da dupla Henrique e Juliano. O terceiro lugar é de Marília Mendonça, entoando Graveto em show realizado em Belo Horizonte (MG).

Para realizar a análise, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, compilou a listagem diária que o Spotify publica das duzentas músicas mais tocadas no Brasil até 30 de junho. Depois disso, somou-se quantas vezes cada canção foi escutada. Estão no ranking todas as obras que apareceram pelo menos uma vez no top200 da plataforma de streaming em pelo menos uma ocasião nos primeiros seis meses do ano.

O gráfico a seguir mostra as 20 músicas mais reproduzidas pelo Spotify no primeiro semestre de 2020.

Não é porque uma música ficou bem colocada no ranking geral que ela esteve em alta durante todo o período. O melhor exemplo disso é a primeira colocada, a versão ao vivo de A Gente Fez Amor de Gusttavo Lima. Dos 183 dias entre 1º de janeiro e 30 de junho, ela apareceu em primeiro lugar em 56, ou seja, apenas 30,6% do total.

Outras duas músicas passaram pelo menos um mês como a mais ouvidas: Liberdade Provisória – Ao vivo, 49 vezes (ou 79 caso sejam somadas as 30 ocasiões que a versão de estúdio da canção foi a mais escutada) e o funk Na Raba Toma Tapão, primeiro lugar por 30 dias. O hit do MC Niack apareceu pela primeira vez entre as mais tocadas do Spotify em 15 de maio, chegou ao primeiro lugar em 26 de maio e perdeu definitivamente a liderança em 25 de junho.

O gráfico a seguir mostra a evolução dos dez principais hits ao longo do primeiro semestre. Para diminuir a volatilidade do número, que costuma ter um pico aos sábados e quedas durante a semana, a reportagem utilizado a média de vezes em que a música tocou nos últimos sete dias.

Apenas as quatro primeiras colocadas fazem parte do gráfico inicialmente, mas é possível selecionar outras para substituir as predefinidas.

Músicas estrangeiras no top

Como é possível perceber, a predileção é por músicas brasileiras, mas isso não significa que hits internacionais não figurem entre as mais escutadas. A mais bem colocada entre as canções gringas é Don’t Start Now, da Dua Lipa.  O seu bom desempenho se deve em parte ao Big Brother Brasil 20.A cantora Manu Gavassi viralizou ao dançar a canção em diversas festas do programa

O gráfico a seguir mostra como a participação da música no reality show foi essencial para o seu bom desempenho do hit no primeiro semestre de 2020.

 

Compartilhar notícia