metropoles.com

Vídeo. Jogador é chamado de “negrinho”, “macaco” e “viado” em game on-line

Guilherme Assemany jogava o game Valorant com amigos quando foi vítima de racismo por parte de um outro jogador

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Game Valorant, lançado nesta terça-feira
1 de 1 Game Valorant, lançado nesta terça-feira - Foto: Reprodução

Um jogador do game Valorant sofreu ataques racistas durante uma partida que aconteceu neste domingo (5/7). O engenheiro Guilherme Assemany, de 27 anos, jogava on-line quando foi chamado de “negrinho”, “macaco” e “viadinho de merda”.

Veja o momento:

Ao portal G1, Assemany contou que fez um boletim de ocorrência pela Delegacia Eletrônica da Polícia Civil de São Paulo e reportou o jogador dentro do jogo, mas recebeu uma resposta automática e teve a reclamação marcada como resolvida.

“Assim que terminou a partida, reportei o jogador utilizando a ferramenta dentro do jogo, saí do jogo e fiz um report também na plataforma de suporte no site. Porém, nessa plataforma, os reports parecem estar sendo respondidos de forma automática. O ticket é fechado automaticamente. Fiz isso duas vezes e o texto de resposta deles é o mesmo”, disse.

Assemany jogava on-line com um amigo quando não conseguiu completar uma missão no game. Logo em seguida, foi xingado pelo outro jogador: “Meu amigo e eu falamos que ele estava sendo gravado e que a gente iria denunciar, mas ele não se importou”.

O jogador ainda afirmou que, além do boletim de ocorrência, pretende procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos.

Defesa

Em nota, a assessoria de comunicação da Riot Games, responsável pelo Valorant, afirmou que o site do jogo conta com um material detalhado “do código de conduta da comunidade e ações que seriam tomadas a partir do dia 02/06”. Eles ainda afirmam que estudam maneiras de “atender denúncias de jogadores”.

Leia a nota na íntegra:

Antes do lançamento do jogo, publicamos um material bem completo no site de VALORANT com detalhes do código de conduta da comunidade e ações que seriam tomadas a partir do dia 02/06.

Essas ações incluem, além do código de conduta, ferramentas de detecção automática de palavras-chave e análise automática de chat. Detalhes abaixo:

• Análise automática dos chats, que identificará violações óbvias ao código da comunidade;

• Análise automática de denúncias e a identificação automática de infratores, que receberão punições por seus atos;

• Restrições de 72 horas ao chat de equipe por violações de comportamento;

• Restrições de 72 horas ao chat de voz de equipe por violações de comportamento.

A Riot Games não se limita apenas aos esforços listados acima, como também está estudando novas maneiras de atender denúncias de jogadores. O estúdio reforça que analisa os reportes que recebe e se reserva o direito de tomar medidas disciplinares apropriadas, inclusive banimentos temporários, suspensão, ou encerramento e exclusão da conta, no intuito de proteger a integridade e o espírito esportivo em seus jogos.

Compartilhar notícia