Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Artes Plásticas

Teletransporte inspira obras de arte em exibição no Museu Nacional

"Teleport City", mostra de Gabriela Bilá, reimagina a dinâmica urbana de Brasília a partir de um meio de transporte sem limites físicos

15/11/2017 05:30, atualizado 15/11/2017 15:18
Compartilhar notícia
Naiara Pontes/Divulgação
Teletransporte inspira obras de arte em exibição no Museu Nacional

Com múltiplas linguagens que misturam as fronteiras entre arte e tecnologia, a mostra “Teleport City”, assinada por Gabriela Bilá, abre no Museu Nacional discutindo uma questão urgente das grandes cidades, incluindo Brasília: a mobilidade urbana. A exposição começa a partir de quarta (15/11) e fica em cartaz até 5 de dezembro.

O ponto de partida da mostra é o teletransporte em substituição aos meios tradicionais, como carro, metrô e ônibus. Ao reimaginar uma capital sem as limitações físicas da distância, Bilá também propõe uma reflexão sobre quais angústias e dilemas teríamos nesse futurismo de deslocamentos instantâneos.

Teletransporte inspira obras de arte em exibição no Museu Nacional - destaque galeria
5 imagens
Mobilidade urbana sem limites: quais novos problemas surgiriam com o teletransporte?
Arte e tecnologia: obras misturam mecatrônica, video mapping e instalações
"Teleport City": em cartaz até 5 de dezembro no Museu Nacional
Exposição é assinada pela jovem brasiliense Gabriela Bilá, de 27 anos
Brasília com teletransporte: visão futurista é tema da mostra
1 de 5

Brasília com teletransporte: visão futurista é tema da mostra

Naiara Pontes/Divulgação
Mobilidade urbana sem limites: quais novos problemas surgiriam com o teletransporte?
2 de 5

Mobilidade urbana sem limites: quais novos problemas surgiriam com o teletransporte?

Naiara Pontes/Divulgação
Arte e tecnologia: obras misturam mecatrônica, video mapping e instalações
3 de 5

Arte e tecnologia: obras misturam mecatrônica, video mapping e instalações

Naiara Pontes/Divulgação
"Teleport City": em cartaz até 5 de dezembro no Museu Nacional
4 de 5

"Teleport City": em cartaz até 5 de dezembro no Museu Nacional

Naiara Pontes/Divulgação
Exposição é assinada pela jovem brasiliense Gabriela Bilá, de 27 anos
5 de 5

Exposição é assinada pela jovem brasiliense Gabriela Bilá, de 27 anos

Naiara Pontes/Divulgação

Formada em arquitetura pela UnB, Bilá divide “Teleport City” em cinco núcleos: Cartografia do Desejo, Cidade Estante, Mundo Mosaico, Painel Teleport e Telepod. Cada segmento mescla instalações, música e intervenções urbanas com tecnologias de video mapping e mecatrônica.

“Teleport City”, de Gabriela Bilá
De quarta (15/11) a 5 de dezembro, no Museu Nacional da República. Visitação de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada franca. Classificação indicativa livre.