metropoles.com

Projeto transforma outdoores em obras de arte: veja onde está o de Brasília

A mostra mescla artistas de diferentes setores da área cultural em artes espalhadas pelas ruas e avenidas do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Brasília (DF) - Vera Chaves
1 de 1 Brasília (DF) - Vera Chaves - Foto: Divulgação

O que a arte tem a dizer no calor da hora? Como pode reagir a momentos tão delicados quanto a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus? Na busca por responder esses questionamentos, um projeto reuniu artistas de diversas regiões e setores da cultura, para ocupar com arte outdoors espalhados por todo o Brasil.

Usados quase que exclusivamente para fins comerciais e de publicidades, os outdoors de cidades como Brasília, Rio Branco, Curitiba, Vitória, entre outras, ganharam uma nova cara em meio ao espaço urbano desde o final de agosto: passaram a ser ferramenta para artistas expressarem seus sentimentos em relação a pandemia e a situação política do país.

A mostra No Calor da Hora surgiu assim, com o intuito de levar arte para o espaço público e provocar reflexões, acerca dos momentos político e social brasileiro. “Neste período crítico e delicado da pandemia, que intensificou ainda mais as disparidades sociais, a arte se tornou um recurso muito importante e buscamos usar o espaço público para passar essa mensagem”, explica Camilla Barella, uma das idealizadoras do projeto.

“Muitas pessoas vão sair com um ponto de interrogação. É diferente de quando você vai numa exposição no museu, ou em uma galeria, porque você já tem uma expectativa, não sabe ao certo o que vai ver, mas já tá preparado. Colocar a arte em um espaço público, ainda mais dessa maneira que a gente pensou, subvertendo um pouco o meio, cria um mistério, um impacto porque não é esperado”, completa.

0

Ao lado de Patricia Wagner, responsável pela curadoria da exposição, o projeto convidou 27 artistas que atuam em diversas áreas da cultura – como artes visuais, cinema e literatura, entre outros –, para ocupar outdoors em todas as capitais do país, em uma exposição dividida em quatro ciclos, com obras ficando expostas por 15 dias em cada uma dessas etapas.

A primeira etapa, iniciada no 31 de agosto, chega ao fim no próximo domingo (13/8) e passou por seis cidades, incluindo Brasília, e contou com obras de Aline Motta, Paulo Bruscky, Augusto de Campos, Traplev, Ricardo Basbaum e Vera Chaves Barcellos, que ficou responsável pela exposição da capital federal, localizada próxima a Planaltina.

A curadora explica que o processo de escolha passou por incluir artistas de diferentes regiões do país, que já tivessem trabalhado com outdoors e em espaços públicos, ou que tivessem afinidade com poesias visuais. Além disso, a iniciativa busca também dar voz, na arte, a artistas de origem indígena, por exemplo.

“A gente precisa incluir essas vozes no discurso de arte e na forma de pensar a arte. A partir de outros pontos de vista, a arte precisa acomodar todos esses povos, e se não acomodar, vai acontecer a força, porque assim tem que ser”, ressalta Patrícia.

Além dos outdoors

Como extensão das intervenções, o Viva Project – grupo criador do projeto – passou também a promover entrevistas com os artistas que estiveram na iniciativa, como Arnaldo Antunes, Paulo Bruscky e o cineasta Karim Aïnouz, no Instagram para contar como foi a idealização dessas obras e o processo de criação.

A próxima etapa acontece entre os dias 14 e 27 de setembro, em Manaus (Gê Viana), Goiânia (Karim Aïnouz), São Luís (Paulo Nazareth), Fortaleza (Dalton Paula), Belo Horizonte (Leonora de Barros), Belém (Vitor César) e João Pessoa (Romy Pocztaruk).

A amostra No Calor da Hora vai até o dia 25 de outubro e ainda vai passar por cidades como Porto Velho, Boa Vista, Florianópolis, entre outras. Por conta da Lei Cidade Limpa, em São Paulo a obra que seria na cidade será exposta no município do Osasco.

Para conferir mais sobre o projeto basta acessar o perfil do Viva Projects no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?