Exposição gratuita em Brasília transforma textos clássicos em pinturas

O Pessoal da Literatura pode ser visitada no Salão Negro do Panteão da Pátria, a partir desta quarta-feira (13/10)

atualizado 12/10/2021 19:01

Exposição O Pessoal da LiteraturaDivulgação

O Salão Negro do Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, foi o local escolhido para a exposição O Pessoal da Literatura. Combinando literatura e artes plásticas, o evento conta com uma mostra de pinturas de Taigo Meireles, recriando personagens de livros clássicos como Dom Quixote e Madame Bovary.

A curadoria é de Luiz Augusto Carreira, mestre e doutor em teoria da literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Aberto de 13 de outubro até 7 de novembro, o evento busca atrair pessoas que não têm o hábito de ler e provocar reflexões sobre a vida.

“O intuito é apresentar para o público uma experiência estética especial, relacionando pintura e literatura. Além das informações educativas da exposição, desejamos provocar uma emoção e despertar, no público, a imaginação para as imagens e referências literárias”, explica o curador.

A exposição conta com 15 telas de Taigo Meireles, feitas com a técnica óleo sobre tela, e preza pelo ineditismo. A escolha do artista do Distrito Federal não foi por acaso. “É uma relação natural. A arte se faz em uma relação entre o local e o universal. É importante ter o diálogo entre os artistas da cidade com seu público e entre si. Fizemos a opção por ele ser um bom artista, não é uma intenção específica de abrir espaço sobre artistas da cidade.”

0

As obras de arte buscam confrontar o campo do tradicional e do contemporâneo. “A ideia das pinturas é criar uma maneira de comunicar a literatura de forma imediata para as pessoas que vão na exposição. Não adianta colocar os textos lá, então criamos pinturas de personagens clássicos, oferecendo ao publico um conjunto de informações e uma experiência imediata de ver retratos e refletir sobre pintura”, conta Luiz Augusto Carreira.

Além da exposição, com funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 9h às 17h, a mostra conta com o seminário A Arte e suas Circunstâncias. As palestras são gratuitas e serão transmitidas online, via Zoom, no mesmo período da exposição.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos

Últimas notícias