metropoles.com

Exposição que homenageia o estilista Thierry Mugler é aberta em Paris

A retrospectiva ficará em cartaz até abril de 2022 no Museu de Artes Decorativas

atualizado

Compartilhar notícia

Richard Bord/WireImage via Getty Images
Manfred Thierry Mugler
1 de 1 Manfred Thierry Mugler - Foto: Richard Bord/WireImage via Getty Images

O Musée des Arts Décoratifs (Museu de Artes Decorativas), em Paris, na França, acaba de receber uma exposição em homenagem a um dos estilistas mais disruptivos e ousados de todos os tempos. Após adiamento devido à pandemia de Covid-19, a mostra Thierry Mugler: Couturissime foi aberta nesta sexta-feira (1º/10).

Vem saber mais!

Giphy/Thierry Mugler/Divulgação

A exposição foi concebida pelo Museu de Belas Artes de Montreal (MMFA), no Canadá. Estreou por lá em março de 2019. Depois, parou em lugares como Rotterdam, na Holanda, e Munique, na Alemanha. Agora, na capital francesa, ficará em cartaz até 24 de abril de 2022.

“A exposição em grande escala traça o trabalho do criador com uma imaginação singular que revolucionou a moda, a alta-costura e o perfume. A etapa parisiense marca o regresso de um artista visionário, fotógrafo, inventor de perfumes e realizador à cidade onde conheceu todo o sucesso”, celebrou a organização em comunicado.

Em formato de retrospectiva e com curadoria de Thierry-Maxime Loriot, a iniciativa reúne centenas de peças criadas por Manfred Thierry Mugler, tanto para o prêt-à-porter (pronto para vestir) quanto para a alta-costura. As criações são de 1973 a 2014, com foco nos anos 1990.

Trajes de palco, fotografias, vídeos e arquivos inéditos estão no acervo, e “retratam o universo fascinante do criador, bem como suas múltiplas colaborações artísticas nas áreas do entretenimento, música e cinema”, de acordo com a organização.

Thierry Mugler: Couturissime
Manfred Thierry Mugler é estilista, figurinista e fotógrafo, entre outras funções

 

Thierry Mugler: Couturissime
Em formato de retrospectiva, Thierry Mugler: Couturissime é a primeira grande exposição dedicada ao trabalho do designer francês

 

Thierry Mugler: Couturissime
A mostra chegou a Paris, no Museu de Artes Decorativas. Na foto, a parada em Munique, na Alemanha

 

Thierry Mugler: Couturissime
A iniciativa reúne cerca de 150 criações de Mugler. Na imagem, Yasmin Le Bon, em Londres, no ano de 1997. O look é da coleção La Chimère, de alta-costura, no outono/inverno 1997/98

Em entrevista ao WWD, o diretor do Museu de Artes Decorativas, Olivier Gabet, destacou que é hora de “recuperar” o legado de Thierry Mugler, que vem sendo cada vez mais lembrado, graças a celebridades como Cardi B e Kim Kardashian. Vale destacar que o atual diretor criativo da label é o estilista Casey Cadwallader.

“Vale a pena dar uma olhada mais de perto no marco que foi Thierry Mugler, porque, quando você olha a data de algumas de suas criações, você percebe que sua influência foi considerável, como designers como John Galliano e Alexander McQueen atestaram”, afirmou Gabet.

“Ele [Thierry Mugler] estava à frente de seu tempo em muitos aspectos, desde o fenômeno da celebridade como modelo até sua relação com o mundo da música e o impacto cultural da moda na sociedade contemporânea”, observou.

Thierry Mugler: Couturissime
Coleção Futuristic Spiral, de ready-to-wear no outono/inverno 1979/80

 

Thierry Mugler: Couturissime
Prêt-à-porter da Mugler no outono/inverno 1995/96

 

Thierry Mugler: Couturissime
Coleção Les Insectes, de haute couture na primavera/verão 1997

 

Thierry Mugler: Couturissime
Outro visual da coleção Les Insectes. Thierry Mugler apostava em designs nada óbvios

 

Kim Kardashian no Met Gala 2019
Kim Kardashian roubou a cena no Met Gala 2019 com este visual marcante by Mugler

 

Cardi B no Grammy Awards 2019
Cardi B optou por vestido extravagante e escultural, da Mugler, no Grammy Awards 2019

 

Thierry Mugler

O francês Manfred Thierry Mugler nasceu em 1948, em Estrasburgo, na França. Em 1962, o jovem entrou para a Opéra National du Rhin, com a qual viajou durante seis anos como bailarino clássico profissional. Também estudou na École Supérieure des Arts Decoratifs e começou a criar as próprias roupas.

Fundou a marca homônima em 1973, na capital francesa. A coleção inicial foi batizada de Café de Paris. Ao longo dos anos, ficou conhecido por designs exuberantes e com toque performático.

Foi em 1997 que Mugler se tornou membro convidado da Câmara Sindical da Alta-Costura (atualmente chamada de Federação Francesa de Alta-Costura e da Moda). O estilista deixou a própria grife em 2002 para se dedicar a outros projetos artísticos.

 

Colaborou Rebeca Ligabue

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?