*
 

O jornalista e fotógrafo Diego Ponce de Leon, editor da rádio Metrópoles FM, é um dos vencedores do concurso Fotografando Brasília, promovido pela CBN em homenagem ao 58º Aniversário de Brasília. Um júri formado por profissionais da área, entre eles Orlando Brito, selecionou as cinco fotos que mais representam a capital. Diego foi contemplado por conta da foto que abre esta reportagem.

“A fotografia vencedora, em particular, traz uma conversa íntima com Brasília, ao destacar uma ligação entre a maternidade e a capital federal enquanto berço de novas gerações, assim como propõe um olhar humano sobre um dos nossos monumentos mais conhecidos. É um lembrete de que no concreto corre vida”, explica Diego sobre o registro vitorioso, intitulado A Mãe.

Felipe Menezes/Metrópoles

Diego Ponce de Leon, jornalista da Metrópoles FM

 

A foto integra a série Literanua, idealizada por ele em 2016. A produção ganhou exposição própria, foi destaque da Bienal do Livro de Brasília em 2017 e recebeu mais de 100 mil visitas.

“O projeto Literanua reforça a fotografia como ferramenta da arte, além de trazer provocações relacionadas à cidade, ao corpo e à literatura. Questiono, por exemplo, se aquilo que lemos não pode ser mais íntimo do que nossa pele. É também um convite de autoempoderamento e um diálogo do corpo com o poético”, afirma o fotógrafo, jornalista e pesquisador da UnB.

Outras fotos vencedoras:

Fotona

Diego possui uma relação intensa e antiga com a fotografia. No ano passado, o fotógrafo foi o idealizador e organizador da maior foto de nu artístico do Centro-Oeste. O artista reuniu 115 voluntários na área externa do Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, durante a programação do festival Cena Contemporânea 2017, e concebeu a Fotona, registrada por Kazuo Okubo.

 

 

COMENTE

58º Aniversário de BrasíliaFotografando BrasíliaCBNDiego Ponce de Leon
comunicar erro à redação

Leia mais: Exposição