Veja como é a mostra em homenagem aos 10 anos do livro de Tim Burton

A Beleza Sombria dos Monstros: Dez Anos de A Arte de Tim Burton está em cartaz, de 28 de maio a 11 de agosto, no CCBB

Carlos Tischler/NurPhotoCarlos Tischler/NurPhoto

atualizado 29/05/2019 15:38

Em homenagem aos 10 anos do livro A Arte de Tim Burton, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília recebe a exposição interativa A Beleza Sombria dos Monstros, de 28 de maio a 11 de agosto. A mostra é inédita.

A curadoria foi feita por Jenny He, Holly Kempf e Leah Gallo, da Tim Burton Productions, em parceria com Leo Rea Lé e Naum Simão, da Rua 34 Produções Artísticas – responsáveis pela concepção e direção-geral do projeto. São 14 salas usadas para representar de formas diferentes o prefácio e os 13 capítulos restantes do livro.

O próprio Tim Burton visitou e participou da montagem. Segundo a curadora Jenny He, “ele queria apreciar a exposição e ver como seria a transformação de seu trabalho nessa releitura de artistas brasileiros”. Jenny conta ainda que o cineasta também gostou muito da tecnologia usada para dar vida a cada sala.

 

Naum Simão firma que a exposição é como entrar na cabeça do cineasta e artista. Além de ser uma exibição imersiva, pode-se notar pistas deTim Burton, em uma das salas ele deixou um desenho inédito. “Ele só entrou, desenhou e pendurou na parede [o desenho]”, conta Simão.

Outra intervenção cômica de Burton envolveu uma seta que sinalizava a saída de uma das salas. “Ele não gostou do formato então começou a desenhar por cima mesmo”, continua Naum.

Últimas notícias