Youtuber geek Peter Jordan revela os bastidores do canal Ei Nerd

O produtor de conteúdo será uma das atrações do VideoGameShow (VGS) 2019, que rola em Brasília neste fim de semana

DivulgaçãoDivulgação

atualizado 12/09/2019 9:34

O youtuber Peter Jordan, criador do canal Ei Nerd, tem um título de peso: é um dos maiores produtores de conteúdos geeks no Brasil. Com 8,5 milhões de seguidores, ele produz vídeos sobre filmes de heróis, HQs, animes e mangás. Quase todos esses produtos sempre superam a marca de 1 milhão de views. A visibilidade on-line tornou o rapaz uma verdadeira celebridade em eventos nerds. Ele será uma das principais atrações da quarta edição do  VideoGameShow (VGS) 2019 – Nippon Edition, que rolará em Brasília, a partir desta sexta-feira (13/09/2019).

Depois de morar por quatro anos nos Estados Unidos, Peter voltou ao Brasil há três meses – um retorno marcado por especulações na internet sobre uma possível expulsão, o que foi prontamente desmentido pelo youtuber. “Eu estou adorando [estar de volta ao país], porque minha vida estava muito pacata nos Estados Unidos. Aqui, eu tenho uma interação mais ampla e um engajamento maior com meu público”, explica.

Estar mais perto dos brasileiros faz sentido para um produtor de conteúdo geek. Nos últimos anos, principalmente por conta do sucesso dos filmes da Marvel e da DC Comics, esse mercado anda bastante aquecido. Para se ter uma ideia, apenas o título Vingadores: Ultimato atraiu mais de 19 milhões de pessoas aos cinemas do país. “A audiência brasileira segue a dos Estados Unidos, afinal, eles são os principais produtores da cultura pop ocidental”, pondera Peter. Esse aumento na demanda por outros assuntos do mundo nerd abriu espaço para o crescimento do canal. “Se antes nós falávamos só de quadrinhos e animes, hoje, por pedido dos que acompanham os vídeos, falamos de mais elementos, como filmes e séries”, destaca.

Além da demanda, a intensa produção do Ei Nerd é garantida por uma equipe, formada por 10 roteiristas, quatro editores de vídeo, um thumbmaker (pessoa responsável pela imagem de capa dos vídeos) e outro profissional para publicar os conteúdos no site. Além do canal, as postagens chegam às redes sociais: no Facebook e Instagram, somando 2,6 milhões de seguidores. “Muitas vezes, a relevância de um assunto para o canal não bate com o portal, então o pessoal procura esses assuntos de interesse comum e a gente transforma em vídeo”, revela.

Como todo bom influencer, Peter converte os bons números na web com presenças em eventos, entre eles, o VGS. “Quando eu estiver no palco, minha maior satisfação é poder conversar com a minha audiência”, garante.

Polêmicas e clickbaits

O Ei Nerd é um projeto de sucesso, no entanto, acumula algumas críticas por conta de um conteúdo clickbait – termo usado para descrever o canal diversas vezes nas redes sociais e que se refere a conteúdo da internet destinado a acumular cliques revertidos na geração de renda via publicidade on-line. A prática pode aparecer por meio de manchetes sensacionalistas ou thumbnails – capas em miniatura – chamativas.

Hoje em dia, há uma tendência gigante de se falar que tudo é clickbait. Não tem como você, em certas notícias, chamar atenção da audiência sem colocar um certo tipo de sensacionalismo. É hipocrisia negar isso.

Peter Jordan

Mas ele ressalta que por mais que haja sensacionalismo assumido em seus títulos, o canal não usa informações falsas. “Como trabalhamos com teorias e rumores, muita gente interpreta isso como verdadeiro, mas nós sempre colocamos nas thumbnails, por exemplo, que se trata de uma especulação, usamos ponto de interrogação, sempre deixamos claro não se tratar de algo confirmado pelos estúdios”, defende-se o youtuber.

O VGS – Nippon Edition

Em sua quarta edição, o VideoGameShow (VGS) escolheu homenagear o Japão, responsável por parte considerável da produção de conteúdo do mundo geek. Neste ano, o evento conta com atrações relacionadas à Marvel e à DC.

O VGS promete megaestrutura montada em uma área de mais de 5 mil metros quadrados para superar o público de 2018, quando mais de 20 mil pessoas participaram nos três dias. A feira acontece entre os dias 13 e 15 de setembro, sempre das 12h às 20h, no Taguatinga Shopping (Pistão Sul).

VideoGameShow 2019 – Nippon Edition
De 13 a 15 de setembro, das 12h às 20h, no Taguatinga Shopping (Pistão Sul). Ingressos: de R$ 50 (individual) a R$ 480 (combo VIP para três os dias). À venda on-line, pelo site oficial do VideoGameShow 2019. Classificação indicativa livre

Últimas notícias