metropoles.com

Gama recebe festival internacional de teatro de bonecos

Em sua 5ª edição, o Festineco promove 13 dias de espetáculos com 21 grupos do Brasil e do mundo. As apresentações são gratuitas e acontecem até o dia 5 de junho

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Tarugo Lopez
Festineco Manuelucho
1 de 1 Festineco Manuelucho - Foto: Foto: Tarugo Lopez

Uma das maneiras mais tradicionais de se contar histórias é por meio do teatro de bonecos, atividade que se concentrará entre os dias 24 de maio e 5 de junho na região administrativa do Gama. O projeto Festineco, realizado pelo Grupo Voar, chega à sua 5ª edição com uma vasta programação.

Com apresentações gratuitas, mais de 21 grupos do Brasil e do mundo trazem suas empanadas para colorir com cultura tradicional escolas e espaços culturais da capital.

Criado em 2009, o Festineco oferece ao público a oportunidade de entrar em contato com a cultura difundida por vários países e na própria região. Apenas no Gama, são seis grupos de teatro de bonecos, sendo o mais antigo deles a Cia. Bagagem, com mais de 30 anos de existência. Nesta edição cinco grupos internacionais foram convidados, sendo eles o Red Cloud, de Portugual; Guiñoleros, do México; Teatro de Títeres Harapo, da Argentina; El Baúl de la Fantasia, da Colombia (foto no alto) e a Cia. Sombras Chinas de Valeria Guglietti, da Espanha.  

Rui Rodrigues/Divulgação
Teatro Dom Roberto, uma das formas de teatro de fantoches português

Alem destes, estão na programação mais cinco estados brasileiros, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco. Muitas vezes as histórias contadas pelo teatro de bonecos são automaticamente relacionadas com espetáculos infantis, mas os adultos também se divertem com roteiros intensos e técnicas bem elaboradas. As narrativas trazem referências do folclore de cada região, além da literatura de aventura, como “Dom Quixote”. Os personagens relacionam-se com as pessoas ambientando o espectador no mundo fantástico cheio de humor.

O público também poderá visitar uma exposição dos bonecos das companhias brasileiras que participam do festival. A mostra acontece diariamente, no Espaço Semente, das 14h às 18h.  Além disto, haverá a oficina de teatro de bonecos para vídeos, destinada a profissionais da área e demais artistas. Gratuita, a oficina acontece do dia 25/5 ao dia 28/5 e terá carga horária de 20h, com certificação.

Diogo Bressani/Divulgação
Personagens Rosinha e Bastinhão, do grupo Mamulengo Sem Fronteira, de Taguatinga. O grupo se apresenta nesta terça (25/5)

Os espetáculos terão entrada franca, acontecendo em diversos pontos do Gama, como a Rodoviária, Espaço Cultural Galpãozinho (Praça 2, Setor Central), Tetro Sesc Paulo Gracindo (QI 1, Lote 620, Setor Leste), Feira permanente (Área Especial 1, Setor Norte), Parque Infantil do Setor Leste (Praça 1, Setor Leste), e as escolas a CEM 03 (EQ 5/11, Setor Sul), CEM 01 (EQ 18/21, Praça 2, Setor Leste) e Classe 28 (Quadra A, Lote B, Setor Oeste, Vila Roriz).

Período também é de protesto
Além de proporcionar lazer e cultura à comunidade, os artistas pedem a revitalização do Centro Cultural Itapuã. O local, com capacidade para 500 pessoas, é o segundo espaço cultural mais antigo de Brasília, só perdendo para o Cine Brasília. Em fevereiro, o governador Rodrigo Rollemberg sancionou a lei que o declara como patrimônio cultural do Distrito Federal. No entanto, o espaço sofre há mais de 10 anos com o abandono.

Segundo Marco Augusto, fundador do Grupo Voar de Teatro de Bonecos, é fundamental que a região tenha um local com infraestrutura para receber projetos grandes como o Festineco. “A gente improvisa os espaços, como os auditórios das escolas ou o Espaço Galpãozinho. Ali é um galpão de aço, imagina neste clima como fica”, relata o artista. Para ele a falta de local adequado limita o evento em questões técnicas como iluminação e som, além de deixar a desejar na recepção dos próprios artistas. “A população tem carência de mais atrações e a gente não tem condições de oferecer”, desabafa o artista.

 

Confira a programação do Festineco:

programação Festineco (1) (1)

Compartilhar notícia