Comunique-se lança podcast para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Fala Bocão tem objetivo de enaltecer as histórias pessoais e profissionais das mulheres que fazem parte do quadro de colaboradores do grupo

atualizado 08/03/2021 17:03

10 podcasts para ouvir em 2021 e se render à era do áudio on-demandReprodução

Segundo o Ibope, cerca de 16 milhões de brasileiros escutam podcast diariamente. De 2018 para 2019, o número de ouvintes cresceu 67% de acordo com o estudo realizado pela Deezer. Aproveitando a crescente deste formato de conteúdo, o Grupo Comunique-se lançou nesta segunda-feira (8/3) o seu novo podcast, o Fala Bocão — destinado, a priori, para o público interno da companhia.

O podcast interno do Comunique-se surgiu na iniciativa da empresa de prestigiar o Dia Internacional da Mulher. Ao longo do mês, o conteúdo do Fala Bocão será exclusivo para comemorar a data especial, com o objetivo de enaltecer as histórias pessoais e profissionais das mulheres que fazem parte do quadro de colaboradores da MediaTech.

Por que Fala Bocão?

O nome do podcast surgiu com base no mascote do Comunique-se. O “Bocão” faz parte da marca da empresa — um rosto alaranjado e em formato de “C”, de Comunique-se, que logo ganhou o apelido carinhoso entre os colaboradores. Com o tempo, o termo deixou de ser apenas uma brincadeira e virou referência nas ações de comunicação interna e endomarketing da corporação, carregando, inclusive, o nome da rede social interna da empresa no Instagram.

Podcast como canal de comunicação interna

Após a programação especial para celebrar o Dia das Mulheres, o canal seguirá como extensão da comunicação interna da companhia que, desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, segue com o modelo de home-office para todos os colaboradores, nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas o objetivo será o mesmo: contar histórias e enaltecer os profissionais que atuam na empresa.

O trabalho à distância, inclusive, foi elemento crucial na escolha por um podcast interno. Pesquisa internacional da Global Web Index em 2020 mostra que o consumo de podcasts cresceu mundialmente em 18% no intervalo de um ano, sendo que 24% do crescimento somente entre os millennials — que representa uma gama considerável do público interno do Grupo Comunique-se.

De acordo com a Podcasts Stats Soundbite, o Brasil, atualmente, é o segundo maior produtor de podcasts no mercado mundial, atrás apenas dos Estados Unidos.

Lançamento do Fala Bocão

O pontapé inicial do podcast foi realizado nesta segunda-feira em reunião online com todo o quadro de colaboradores reunidos para escutar o primeiro episódio do Fala Bocão. A história que marcou a estreia do projeto foi a de Rose Silva, sócia-diretora do Comunique-se, que acumula mais de 18 anos de empresa. Para Rose, a participação foi motivo de orgulho.

“Foi uma honra ser a primeira entrevistada e contar um pouco da minha trajetória no Comunique-se. E o podcast vai ser um canal extremamente rico para contar não apenas a minha história, mas um pouco sobre cada mulher que faz parte desse time”, comenta a executiva. “É uma forma muito justa de prestigiar o mês das mulheres”, complementa Rose.

Os episódios do Fala Bocão estarão disponíveis em plataformas de podcast, incluindo o Spotify. A princípio, o conteúdo será destinado para os colaboradores do Comunique-se. A empresa ainda estuda a possibilidade de tornar o conteúdo público no decorrer dos próximos meses.

Mais homenagens para o Dia das Mulheres

Além da programação especial no Fala Bocão, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Comunique-se fará, ainda, outras ações para comemorar a data especial. A rede social interna da empresa no Instagram, destinada aos colaboradores, também entrará no clima de celebração. As postagens vão mencionar as funções de cada uma das mulheres da empresa — que hoje representam cerca de 55% do quadro da companhia.

No fim do mês, o Comunique-se vai apresentar um vídeo com depoimentos de familiares e pessoas próximas às mulheres da empresa, falando a respeito do que cada uma delas representa. Para a analista de gente e gestão, Akemy Hirose, esse tipo de ação não prestigia somente o núcleo feminino, mas “fortalece os laços profissionais entre todos os colaboradores da Família Comunique-se”.

Últimas notícias