metropoles.com

Veneza, de Miguel Falabella, estreia nos cinemas com elenco poderoso

Filme conta com a atriz espanhola Carmen Maura, Dira Paes, Eduardo Moscovis, Danielle Winits, Carol Castro e mais

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
foto-136 veneza miguel falabella
1 de 1 foto-136 veneza miguel falabella - Foto: Divulgação

Um ano após deixar a Globo, depois de 40 anos de casa, Miguel Falabella enumera uma série de projetos realizados ou em andamento, incluindo a estreia do filme Veneza, no dia 17 de junho.

O longa, criado e dirigido por ele, conta a história de Gringa, dona de um bordel no interior do Brasil que, mesmo cega e doente, sonha em viajar para a cidade italiana, onde acredita que vai reencontrar um amor que abandonou na juventude. Sem dinheiro para realizar tal desejo, amigos da mulher resolvem simular a viagem com a ajuda de artistas de circo.

“É um filme poético, inspirado nas fábulas latinas, que permite encher a vida de metáforas”, conta Falabella que, para escrever o roteiro, partiu de uma peça do argentino Jorge Accame. “O original é curto, então fiz algumas adaptações, criando, por exemplo, uma trama paralela sobre uma garota de programa que se apaixona por um rapaz que sonha ser trans e tem ereção quando se veste de mulher”, contou Falabella, em entrevista ao Estadão.

0

Gringa, personagem principal da trama, é vivida pela atriz espanhola Carmen Maura, que marcou o início da carreira de Pedro Almodóvar. “Como trabalhei muito na Argentina, minha primeira opção foi Norma Aleandro, uma verdadeira diva, mas, na época [o filme foi gravado em 2019], com 83 anos, ela não se sentiu à vontade e sugeriu uma colega com quem divide o mesmo agente artístico: a espanhola Carmen Maura”, relembra Falabella. “Para minha surpresa, ela telefonou dias depois dizendo aceitar o papel”, completou.

O longa conta ainda com Dira Paes, vivendo a administradora do bordel, que conta com o auxílio de um rapaz interpretado por Eduardo Moscovis; e com Danielle Winits, Carol Castro, Laura Lobo e Maria Eduarda de Carvalho interpretando as prostitutas — personagens que, segundo o diretor, vivem cenas voluptuosas, com as quais Falabella homenageia as divas, especialmente as italianas.

Outros projetos

Enquanto prepara a estreia do longa, Falabella divide-se em outros projetos, como o da criação da série O Coro para a Disney+, sobre jovens talentos que buscam o estrelato no teatro musical; e a adaptação de sua peça O Som e a Sílaba, que montou com Alessandra Maestrini, em outro projeto para a Disney+. Ele ainda está finalizando Marrom – O Musical, espetáculo produzido por Jô Santana sobre a vida da sambista Alcione.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?