metropoles.com

Veja a programação completa do 50º Festival de Brasília

Mostra de cinema mais tradicional do Brasil alcança edição cinquentenária em 2017. As principais sessões serão no Cine Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Joana Pimenta/Divulgação
era uma vez brasília_adirley queirós_cred joana pimenta (1)
1 de 1 era uma vez brasília_adirley queirós_cred joana pimenta (1) - Foto: Joana Pimenta/Divulgação

Em 2017, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro alcança a marca histórica de 50 edições. O mais antigo e politizado evento cinematográfico do país preparou uma programação imensa espalhada ao longo de dez dias, de 15 a 24 de setembro, no Cine Brasília.

Além da mostra competitiva, em que doze curtas e nove longas competem pelo troféu Candango, o 50º FBCB tem ainda seis segmentos paralelos de diferentes perfis, incluindo a já tradicional Mostra Brasília, voltada para produções locais.

Veja abaixo um guia completo das principais sessões do 50º Festival de Brasília:

MOSTRA COMPETITIVA
Desta vez, a première do FBCB volta ser descentralizada e terá sessões com entrada franca em outras quatro cidades: Gama, Riacho Fundo I, Sobradinho e Taguatinga (16/9, às 19h e 21h; de 17 a 23/9, às 20h). No Cine Brasília, a disputa pelo Candango abrirá com sessão dupla dia 16/9, às 19h e 21h30. Em 17 e 23, às 21h30. Nos demais dias, às 21h. Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Classificação indicativa varia de acordo com os filmes.

0

 

MOSTRAS PARALELAS

50 Anos em 5
Com curadoria da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), a mostra resgata dezoito (nove curtas, nove longas) dos melhores filmes exibidos na longa história do Festival de Brasília. A seleção dá ênfase a clássicos, mas também pinça trabalhos contemporâneos, como o curta “Quintal” (2016), de André Novais Oliveira, e “Filme de Amor” (2003), de Júlio Bressane. Entrada franca.

0

 

50 Anos em 5 – Registro de uma História
Em paralelo à mostra “50 Anos em 5”, “Registro” revela cinco longas que dialogam com o cinema brasileiro de pontos de vista histórico e estético. Entrada franca.

0

 

Esses Corpos Indóceis
Dedicada a várias formas de diversidade, a mostra mergulha no universo de LGBTs e trans e também reflete sobre racismo e questões contemporâneas. Entrada franca.

0

 

Terra em Transe
A convulsão política e social que o Brasil vive desde 2013, com as manifestações do Movimento Passe Livre, é retratada em cinco filmes que propõem um diálogo do cinema contemporâneo nacional com o que acontece nas ruas, move a política e angustia a sociedade brasileira. Entrada franca.

0

 

SESSÕES ESPECIAIS

0

 

MOSTRA BRASÍLIA – Troféu Câmara Legislativa
Criada em 1996, o segmento reúne o melhor da produção candanga em sessões sempre movimentadas. Desta vez, a mostra ganha cara de première: segunda a sexta (18 a 22/9), às 18h30, no Cine Brasília. Entrada franca.

0

FILME DE ENCERRAMENTO
Entrega do prêmio Candango, do Troféu Câmara Legislativa e demais troféus e cachês. Domingo (24/9), às 18h30, no Cine Brasília. Entrada somente para convidados.

Divulgação
Domingo (24/9), às 18h30.“Abaixo a Gravidade” (BA, 109min), de Edgard Navarro. Não recomendado para menores de 16 anos.

Compartilhar notícia