metropoles.com

Top Gun: Maverick vira alvo de processo por direitos autorais. Entenda

Família de Ehud Yonay, jornalista que escreveu o artigo responsável por inspirar o filme Top Gun: Ases Indomáveis, processa a Paramount

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Foto colorida do filme Top Gun: Maverick - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do filme Top Gun: Maverick - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Paramount Pictures está sendo processada pela família de Ehud Yonay, jornalista que escreveu o artigo de 1983 responsável por inspirar o filme Top Gun: Ases Indomáveis. A produção ganhou a continuação Top Gun: Maverick e está quebrando recordes de bilheteria nos cinemas de todo o mundo.

Em janeiro de 2020, completaram-se 35 anos desde que a produtora comprou os direitos do artigo de Yonay para produzir o primeiro filme da franquia.

Crítica: Top Gun: Maverick é sobre como uma ode a Tom Cruise pode ser divertida

A lei americana diz que, para lançar a sequência, a Paramount deveria pagar novamente a família do jornalista. Yonay morreu em 2012 e deixou a administração de seu legado com a viúva e o filho mais velho.

De acordo com o Deadline, que teve acesso ao processo contra a produtora, os advogados da família de Yonay tentaram entrar em contato com o estúdio para tentar evitar a ação judicial. A Paramount, no entanto, disse que já havia completado a maior parte da continuação do longa e, portanto, os direitos autorais estavam garantidos.

“Apesar de a sequência de 2022 ser claramente derivada da história original, a Paramount conscientemente falhou em assegurar uma licença de direitos autorais fílmicos e anciliares, desrespeitando a lei de copyright vigente”, diz o texto, que exige que o caso vá a julgamento, que a família seja compensada financeiramente e que Top Gun: Maverick saia de exibição dos cinemas.

Ao site, o estúdio rebateu as acusações: “Esta acusação não tem mérito, e nós vamos nos defender vigorosamente”.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos 

Compartilhar notícia