Crítica: Em Um Bairro de Nova York mergulha nos sonhos da comunidade latina dos EUA

Musical é repleto de coreografias e atuações convincentes, com um visual de encher os olhos

atualizado 16/06/2021 16:55

Cenas de Em Um Bairro em Nova YorkReprodução

Marcado para estrear no dia 17 de junho no Brasil, o musical Em Um Bairro de Nova York chegou mais cedo em algumas cidades brasileiras, em poucas sessões no último sábado (12/6), em comemoração ao Dia dos Namorados. Uma decisão acertada da Warner, já que romance é uma das tônicas do roteiro.

Baseado no musical de Lin-Manuel Miranda — vencedor do Tony Awards e queridinho de Hollywood —, a história é dirigida nas telas por Jon M. Chu (de Podres de Ricos), com empolgante atuação de Anthony Ramos. Ele e Miranda já trabalham juntos em Hamilton, em que o ator interpretou John Laurens e também Philip Hamilton.

Além de Ramos, o elenco, predominantemente latino e pouco conhecido do grande público, conta ainda com Corey Hawkins, Melissa Barrera, Jimmy Smits, Daphne Rubin-Vega, Dascha Polanco e a cantora e compositora Leslie Grace, que estreia em seu primeiro longa-metragem. Miranda, que deu vida a Usnavi na produção original da Broadway, também participa da produção como intérprete do vendedor de piragua.

Na história, Ramos encarna o jovem Usnavi, dono de uma mercearia com grandes sonhos, que vive no bairro predominantemente latino de Washington Heights, em Manhattan, em Nova York, cercado por histórias que refletem desde a luta por sobrevivência da comunidade, à tentativa de manter suas culturas e raízes vivas.

Esse enredo é apresentado com uma perspectiva otimista, tom alegre e dançante, coreografias e atuações convincentes e um visual de encher os olhos.

Um olhar mais crítico pode sentir falta de debates que explorem mais a fundo as camadas do exílio cultural e de direitos e em que vivem os imigrantes latinos nos EUA, mas ao longo do musical é fácil entender onde o diretor Jon M. Chu quis chegar: em uma história que não silencia as problemáticas envolvidas, mas que se preocupa, sobretudo, em celebrar a forma como a comunidade latina as enfrenta.

Com estreia nacional marcada para o dia 17, as sessões antecipadas de Em Um Bairro em Nova York estarão disponíveis neste sábado (12/6), em cinemas selecionados das redes Cinemark, Cinépolis, Cinesystem, Estação, Kinoplex e Roxy. Para conferir a disponibilidade, é preciso acessar o site de cada rede.

Avaliação: Bom
0

Últimas notícias