metropoles.com

Cineasta brasiliense Pedro Amorim fala sobre o longa “Divórcio”

Com Camila Morgado e Murilo Benício, o filme narra separação de um casal do interior de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Guilherme Maia/divulgação
PedroAmorim_credGuilherme Maia
1 de 1 PedroAmorim_credGuilherme Maia - Foto: Guilherme Maia/divulgação

O cineasta brasiliense Pedro Amorim tornou-se um especialista em comédias bem brasileiras. Depois de comandar “Mato sem Cachorro” (2013) e “Superpai” (2015), o realizador lançou “Divórcio”, uma leitura bem-humorada de um casal em crise. Em cartaz há pouco mais de duas semanas, o longa já levou 344 mil pessoas aos cinemas.

O sucesso de “Divórcio” encontra explicação no elenco estrelado — Murilo Benício e Camila Morgado protagonizam a fita — e na renúncia de formas apelativas das comédias brasileiras dos últimos tempos.

Queríamos contar uma história universal com a qual as pessoas pudessem se identificar e gostaríamos de sair um pouco do eixo das capitais Rio-São Paulo. Gravamos no interior, em Ribeirão Preto

Pedro Amorim
0

 

Júlio (Murilo Benício) e Noely (Camila Morgado) estão em pé de guerra. O casal fez fortuna ao abrir uma fábrica de molhos de tomate. A marca Juno rapidamente virou uma febre e passou a vender em quantidades industriais. Felizes nos negócios, nem tanto no amor, ambos entram numa batalha judicial para decidir a divisão das propriedades e a guarda das filhas.

 

Essa “Guerra dos Roses” caipira chega a alcançar as raias da loucura. Tudo ao som de uma versão rock’n’roll de “Evidências”, clássico de Chitãozinho e Xororó revisitado pela voz da cantora sertaneja Paula Fernandes. “Fizemos uma crítica à futilidade, ao machismo e às armas. Analisamos como isso interfere na vida dos personagens. É uma comédia de costumes explosiva”, define o cineasta.

A escolha de Camila Morgado e Murilo Benício foi uma tentativa de surpreender o público: “Buscamos nomes do elenco não conhecidos pela veia cômica, mas pelos trabalhos em dramas. Sabia do potencial cômico da Camila Morgado e do Murilo Benício. Quando eles toparam fazer o filme, foi um momento de muita alegria”, revela.

Terra vermelha
O cineasta de 39 anos nasceu em Brasília, mas passou a infância e adolescência entre idas e vindas a outros países. “Tenho muitos bons amigos na capital e um grande apreço por essa terra vermelha. Me lembro com amor dessa cidade, principalmente dos meus tempos no Inei e no Sigma”, recorda-se.

Em uma das viagens a outros países, Pedro começou sua formação profissional. Ele cursou cinema na New York University (NYU), mesma instituição onde estudaram Martin Scorsese e Spike Lee. “Peguei a transição da película para o digital. Na época, a única maneira de estudar a sétima arte era dentro de uma universidade. Foi muito importante para mim.”

O próximo trabalho de Amorim acaba de ter suas filmagens encerradas há uma semana. Será, novamente, uma comédia, chamada “Carlinhos e Carlão”. No elenco, está o ator Luis Lobianco. A fita, de acordo com o diretor, fala sobre homofobia, amizade e aceitação. 

Família
O pai de Pedro, o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, também tem familiaridade com a sétima arte. Nos primórdios do cinema novo, ele assinou a montagem de “Os Cafajestes”, de Ruy Guerra — além da assistência de direção do episódio “Cinco Vezes Favela”, dirigido por Leon Hirschman.

Os irmãos Vicente (“Corações Sujos” e “O Caminho das Nuvens”) e João Gabriel Amorim também seguiram carreira cinematográfica. “Em casa, nós assistimos a clássicos projetados em super 8 na parede. Meu primeiro contato com “O Encouraçado Potemkin” (Sergei Eisenstein) e filmes do Chaplin foi nessas ocasiões”, afirma. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?