metropoles.com

Lei do Silêncio leva vida noturna do Plano Piloto para outras regiões

Taguatinga, Guará, Vicente Pires e Águas Claras são algumas das regiões onde o público pode curtir baladas, bares e festas até mais tarde

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
Balada Giovanna Bembom/Metrópoles
1 de 1 Balada Giovanna Bembom/Metrópoles - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

A polêmica Lei do Silêncio, instaurada na cidade em 2008, divide opiniões em Brasília. As limitações aos decibéis (dB), principalmente em áreas residenciais, têm feito a vida noturna da cidade migrar para regiões administrativas ou setores mais afastados. Assim, boates, bares e casas de show em cidades como Taguatinga, Guará, Ceilândia e Núcleo Bandeirante passaram a receber cada vez mais público de todas as partes do Distrito Federal e viraram opção fora do centro da capital.

A Lei nº 4.092 de 2008 estabeleceu os limites sonoros. Em áreas residenciais, o máximo permitido são 50 dB(A). No comércio, a tolerância aumenta para 60 dB(A). Além disso, por determinação da Administração Regional de Brasília, bares e restaurantes do Plano Piloto devem fechar as portas às 2h (de quarta a sábado) e à 1h (de domingo a terça).

Nas outras cidades que compõem o Distrito Federal, no entanto, a regra é outra. Bares costumam ficar abertos até as 5h.

Felipe Menezes/Metrópoles
Bar Sossega Madalena, no Guará, oferece música ao vivo, mas não ultrapassa o horário de funcionamento

 

Moradora do Guará, Thaísa Magalhães costuma frequentar bares próximos de casa. “A gente chega do trabalho lá pelas 20h, então o happy hour começa a partir daí”, relata. Para ela, o que diferencia os ambientes, além do preço, é a possibilidade de conversar alto. “Eu nunca ouvi falar sobre reclamações com o tom de voz dos usuários. Isso me faz pensar que o ‘planopilotense’ é intolerante e chato. Gosto mais de curtir na minha cidade.”

Alguns bares da região mantêm músicas ao vivo e funcionam até mais tarde, principalmente nos finais de semana. O Sossega Madalena (QI 22) é um exemplo. Próximo à estação do metrô, às quintas-feiras, sextas e sábados, a casa recebe músicos locais. O ambiente tem várias televisões que transmitem jogos de futebol e lutas.

0

 

Taguatinga é uma das regiões mais badaladas do Distrito Federal. No Pistão Sul, na QS 3, uma rua chama atenção pela quantidade de espaços para curtir a noite. Sete casas de shows disputam o público com shows de funk, sertanejo, pagode, axé e tecnobrega.

Daniel Ferreira/Metrópoles

 

Swingers, Divina Living Bar, Santa Teresa, Bardot, Alfa Club, Ibiza Lounge e Capella Lounge funcionam, de quarta a domingo, até as 5h. O público diverso reúne pessoas de várias regiões administrativas, inclusive do Plano Piloto.

Casas de shows especializadas em sertanejo concentram-se fora do avião. Com apresentações de duplas de renome nacional e local, as boates recebem milhares de pessoas semanalmente. O Barril 66, em Águas Claras/Arniqueiras; a Dallas, em Vicente Pires, e a Aruba Show Bar, localizada no Shopping Flamingo, à beira da BR–020, oferecem baladas até as 4h.

“Nas regiões mais afastadas do Plano Piloto, a fiscalização é menor, mas mesmo assim, os bares estão sofrendo com a Lei do Silêncio”, relata Rodrigo Freire, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel).

Para Rodrigo, a legislação atual inviabiliza qualquer atividade de lazer e prejudica a economia. “Do jeito que está, não dá nem para conversar. Bar ou restaurante sem conversa é impossível”, argumenta.

Segundo o empresário, os estabelecimentos que foram obrigados a excluir a música ao vivo tiveram uma queda de 20% a 30% em seus rendimentos. “A solução é achar um ponto de consenso entre os bares, a população e o governo. Existem estabelecimentos que realmente extrapolam os limites, mas o morador que reclama dos espaços de lazer é minoria”, avalia Rodrigo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações