*
 

A atriz Eloísa Mafalda morreu no Rio de Janeiro aos 93 anos. De acordo com o jornal O Globo, a intérprete faleceu por volta das 20h30 dessa quarta (16/5), em sua residência no município de Petrópolis. As causas ainda não foram divulgadas.

Dona de uma longa carreira na televisão, a artista ficou conhecida por seus vários trabalhos de destaque na telinha, como a Dona Nenê na primeira versão de A Grande Família (1972) e papéis em diversas novelas, incluindo Mulheres de Areia (1993) e Gabriela (1975).

Trajetória
Nascida em Jundiaí, interior de São Paulo, Eloísa trabalhou como costureira e auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas. Foi quando teve seu primeiro contato profissional com o mundo do entretenimento. O irmão Oliveira Neto, que era locutor, a convenceu de fazer um teste para participar de uma radionovela.

Depois de passar pela Rádio Nacional, a atriz foi para a TV Paulista, emissora vendida para a TV Globo. Ao longo de seis décadas, acumulou papéis importantes. Estreou no cinema em 1950, no longa Somos Dois. No teatro, fez poucos trabalhos, sendo uma adaptação de O Morro dos Ventos Uivantes o mais importante deles (1965).

Eloísa brilhou mesmo na televisão. Viveu Maria Machadão em Gabriela e Maria Aparadeira na novela Saramandaia (1976). Seu catálogo de personagens marcantes inclui figuras como Dona Mariana Gomes, de Paraíso (1982), Dona Pombinha, de Roque Santeiro (1985), Gioconda Pontes, de Pedra Sobre Pedra (1992) e Manuela, de Mulheres de Areia.

A atriz não trabalhava desde O Beijo do Vampiro, novela exibida em 2002. Decidiu se afastar dos sets de gravação por causa dos problemas de memória.

 

 

COMENTE

Obituáriotv globoMulheres de Areiaeloísa mafalda
comunicar erro à redação

Leia mais: Entretenimento