Caso Alec Baldwin: artistas pedem fim do uso de armas reais no cinema
Grupo de artistas criou petição para tentar banir o uso de armas e munições em sets de filmagem

Menos de uma semana após o acidente causado pelo ator Alec Bladwin, que disparou uma arma de fogo e acabou matando a diretora de fotografia Halyna Hutchins, um grupo de artistas liderado pelo cineasta Bandar Albuliwi, amigo e ex-colega da vítima, criou uma petição para extinguir o uso de pistolas e munições em sets de filmagem.
No abaixo-assinado virtual, elaborado um dia depois da tragédia, Bandar argumenta que o uso de armas de fogo não é mais necessário em sets de gravação modernos e exige condições mais seguras para as produções cinematográficas como um todo.
“Em 21 de outubro de 2021, perdemos uma diretora incrivelmente talentosa no set de filmagem de Rust, devido a uma arma real carregada com munição. Estou em choque e entorpecido. A bala também feriu o diretor Joel Souza”, escreveu o cineasta na abertura do manifesto.

Bandar também afirmou que é preciso garantir que “essa tragédia evitável nunca mais aconteça” e que não há desculpa para algo assim acontecer no século 21.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Entretenimento“Armas reais não são mais necessárias em sets de produção de filmes. Por favor, assine esta petição e exija que Alec Baldwin use seu poder e influência na indústria cinematográfica de Hollywood para fazer mudanças e proibir armas reais”, conclui Albuliwi.
No abaixo-assinado, que já possui mais de de 27 mil assinaturas até o momento, o cineasta relembrou o acidente com Brandon Lee, que morreu de forma parecida em 1994 durante as filmagens do filme O Corvo. “Não estamos no início dos anos 90, quando Brandon Lee foi morto da mesma maneira. A mudança precisa acontecer antes que mais vidas talentosas sejam perdidas”, disse ele.
A petição está disponível no site Change.org e pode ser assinada gratuitamente.
Demonstrações de apoio
Ganhando força nos últimos dias, a petição conta com o apoio de celebridades como Olivia Wilde (Fora de Série), Holland Taylor (O Show de Truman) e Xander Berkeley (O Exterminador do Futuro 2).
Além disso, os showrunners de séries como The Rookie e The Boys prometeram remover as armas reais de suas produções e criar efeitos sonoros de tiros digitalmente.









