Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Zema e Sebastião Coelho organizam ato contra Moraes em dia de sessão do STF

Políticos do Partido Novo apoiam o ato, marcado para as 9h desta terça-feira (15/9), na Alameda dos Estados, na Esplanada dos Ministérios

14/09/2026 16:43, atualizado 14/09/2026 17:15
Hugo Barreto/Metrópoles
Zema e Sebastião Coelho organizam ato contra Moraes em dia de sessão do STF

O Partido Novo convocou uma manifestação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para esta terça-feira (15/9), em Brasília. O ato está marcado para as 9h, na Alameda dos Estados, em frente ao Congresso Nacional.

A legenda afirma que o protesto, convocado sob o slogan “Chega de intocáveis”,  tem objetivo de criticar as decisões e a atuação do ministro – que é acusado pelos organizadores de cometer “abuso de poder e violações às liberdades de imprensa e de expressão”.

A manifestação contará com a presença do candidato à Presidência da República Romeu Zema e do ex-desembargador e candidato ao Senado pelo DF, Sebastião Coelho. Em vídeo publicado nas redes sociais, Coelho convocou apoiadores para o ato, classificado por ele como uma manifestação em defesa da cidadania.

“Não podemos mais permitir que o nosso país continue a ter um poder que se sobrepõe sobre aos outros e que viole as prerrogativas de advogados, a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão”, afirmou Coelho.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

STF terá sessão extraordinária durante a manifestação

A mobilização ocorrerá no mesmo dia em que o STF se reunirá extraordinariamente, a partir das 10h. A sessão foi convocada pelo presidente da Corte, ministro Edson Fachin, e vai analisar a Petição 16.662, sob relatoria do ministro André Mendonça.

O caso envolve mensagens e conversas atribuídas ao ministro Alexandre de Moraes e ao banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.

Por causa da sessão, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) preparou um esquema especial de segurança para a região da Praça dos Três Poderes. O acesso à área será fechado nesta terça-feira, e outras medidas poderão ser adotadas conforme a necessidade operacional.

A PMDF também reforçará o policiamento ostensivo e especializado, com equipes a pé, recursos tecnológicos, ações preventivas e controle do trânsito.

Nesta segunda-feira (14/9), a partir das 18h, haverá intensificação do policiamento na Praça dos Três Poderes e nas vias próximas. A corporação também restringiu o estacionamento em trechos das vias S1 e S2.

A PMDF orienta motoristas e pedestres a observarem a sinalização e seguirem as orientações dos policiais durante a operação.