metropoles.com

WhatsApp: golpista rouba perfil de empresário para pedir empréstimo

Vítima recebeu um link com a solicitação de confirmação do número de celular em site de compra e venda de veículos

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Whattsapp
1 de 1 Whattsapp - Foto: iStock

Um golpe que tem se tornado cada vez mais comum nas redes sociais fez uma nova vítima no Distrito Federal. O microempresário Renato Ferraz Lima, de 54 anos, recebeu uma mensagem com o pedido de confirmação do número de telefone. Ao atender a solicitação, acabou permitindo que um criminoso tivesse acesso à sua conta de WhatsApp e mandasse mensagens a conhecidos pedindo empréstimos em seu nome.

O caso aconteceu nessa quarta-feira (24/04/2019). O microempresário recebeu um endereço eletrônico pelo aplicativo enviado supostamente pelo portal Webmotors, de compra e vendas de carros. “Cliquei sem suspeitar, porque realmente tenho uma conta no site”, disse a vítima ao Metrópoles.

A fim de não perder o cadastro realizado no final de 2018, quando fez o anúncio de um carro, ele confirmou o número. A partir daí, não teve mais acesso à conta. “Não sei o que aconteceu exatamente, mas eu passei a não conseguir usar o Whatsapp e o bandido teve acesso às minhas conversas e contatos.”

Com o controle do perfil de Renato, o golpista passou a enviar mensagens a alguns contatos, passando-se pelo proprietário da conta. “Ele mandou mensagem a umas seis pessoas falando que eu teria ultrapassado o limite de transferência diária e precisava que uma determinada quantia fosse depositada em outras contas bancárias”, relatou.

Veja capturas de tela das conversas:

0

“Por sorte, ninguém caiu. Durante as conversas, ele cometia alguns erros de português e falava de um jeito que eu não falo”, afirmou o microempresário. Ele foi informado do que acontecia quando um amigo ligou querendo confirmar a necessidade do empréstimo.

Golpe de dimensão nacional
Segundo o delegado Jean Carlos Zuliani, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), esse tipo de golpe tem se tornado cada vez mais comum. “Acontece em todo o Brasil. Às vezes, são pessoas que ligam pedindo informações. Em outros casos, acontece de pedirem para baixar um aplicativo. Mas também há casos como esse, em que se recebe um falso link de confirmação”, explicou.

Zuliani disse que o endereço enviado por SMS ou WhatsApp, na verdade, é uma autorização para que o perfil mude de dono. “Ao confirmar qualquer informação no link, a vítima acaba entregando a conta dele ao golpista, que instala um sistema de verificação duplo. Isso evita que o verdadeiro detentor do número consiga fazer a recuperação.”

Para não cair nesses golpes, o delegado fez um alerta a quem recebe os links ou recebe mensagem de um conhecido pedindo dinheiro emprestado. “É sempre bom desconfiar do conteúdo da mensagem e ver se é possível fazer a confirmação por outros meios. No caso do empréstimo, ligue para a pessoa e verifique se ela precisa mesmo do dinheiro. É o jeito mais fácil de evitar isso”, disse.

Procurada, a Webmotors se manifestou cinco dias após a publicação da matéria, no dia 30 de abril,  informando que a empresa “adota as mais rígidas plataformas de segurança digital na condução dos seus negócios e comunicação com os seus clientes, parceiros e usuários, e que se mantém aberta a apoiar usuários e órgãos competentes para qualquer problema envolvendo algum dos seus processos.” No caso de golpes pelo WhatsApp, a empresa disse ter notificado o Facebook sobre a denúncia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?