Voo com as primeiras 105.960 doses de Coronavac pousa no aeroporto do DF

Carregada de vacinas contra a Covid-19, a aeronave C-130 (Hércules) saiu do aeroporto de Guarulhos

atualizado 18/01/2021 15:59

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A aeronave que transporta 105.960 doses da vacina contra a Covid-19 pousou no Aeroporto Internacional de Brasília às 14h50 desta segunda-feira (18/1). A carga foi trazida por um avião Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira e aterrissou na Base Aérea. Depois, seguirá do DF para Rio Branco, Manaus e Porto Velho.

O avião havia decolado às 12h55 da Base Aérea de São Paulo. A chegada na capital federal teve apoio da Subsecretaria de Integração e Operações de Segurança Pública (SIOSP), da PF e da PRF.

Em coletiva de imprensa marcada para as 15h desta tarde, no Palácio do Buriti, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, irá detalhar o início da vacinação contra a Covid-19 no DF. A pasta ainda não confirmou se a imunização começa às 17h desta segunda.

Após a chegada na capital, as doses serão transportadas para a central da Rede de Frio, da Secretaria de Saúde, localizada no SIA. O local será responsável por operacionalizar toda a logística de distribuição para as regiões e respectivas unidades de saúde.

Segundo a pasta, a central possui 95 m³ de capacidade de armazenamento – deles, 14m³ serão exclusivos para condicionar e aclimatar as vacinas contra a Covid-19.

0
Escolta

A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal fazem, em comboio, a escolta do imunizante até o SIA, onde está localizada a central de frios da Secretaria de Saúde. A Polícia Militar, então, fará a escolta até os postos de vacinação.

Nesta manhã, a Polícia Militar do DF (PMDF) desencadeou a Operação Imunização. O objetivo geral da ação é manter a segurança no recebimento, na distribuição e na aplicação de vacinas durante a campanha contra a Covid-19 na capital.

Para isso, serão feitas escoltas das equipes de distribuição de vacinas da Secretaria de Saúde, além de apoio à segurança da central da Rede de Frio e dos oito centros regionais de armazenamento. Os postos de imunização também contarão com viaturas para policiamento diário.

O DF tem cinco centros de referência de imunológicos especiais e 169 salas de vacinação, no total.

Início da vacinação nesta segunda

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que vai antecipar o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus para esta segunda-feira, às 17h. O cronograma, a princípio, previa a aplicação de imunizantes às 10h de quarta (20/1). O Metrópoles procurou a Secretaria de Saúde do DF, para confirmar a data de início da campanha na capital, e aguardava retorno até a publicação desta reportagem.

Em 18 de dezembro de 2020, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, havia detalhado que a imunização contra Covid-19 ocorreria em quatro etapas, destinadas a 678.750 pessoas. Na primeira fase — que inclui profissionais de saúde, idosos com 75 anos ou mais, e pessoas a partir de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência —, o DF previa vacinar 189.514 pessoas.

Contudo, a quantidade de imunizantes que chega nesta segunda-feira servirá para vacinar 52.980. A pasta ainda não informou quando receberá as doses que faltam.

Últimas notícias